Enel-SP troca medidores de energia elétrica na Zona Norte e monitora à distância

Smart meter é o medidor inteligente que consiste em dispositivo eletrônico que registra informações – como consumo de energia elétrica, níveis de tensão, corrente e fator de potência – e comunica as informações ao consumidor e aos fornecedores de eletricidade.

A Enel planeja expandir a instalação de medidores inteligentes em toda a sua área de concessão nos próximos anos, mas no momento a implementação ocorre parcialmente, como parte de um projeto-piloto.

Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informou a este jornal que o projeto de medição inteligente está sendo implantado na Região Metropolitana e, gradativamente, toda a área de concessão será abrangida pela nova tecnologia.

Tudo está em constante evolução tecnológica. Os caminhos que levam as dezenas de leituristas aos antigos relógios de energia elétrica estão também com os dias contados. Aos poucos, as residências e o comércio da verdadeira Zona Norte (*) serão atingidos pela leitura à distância.

Os antigos relógios ou medidores de energia elétrica — anteriormente operados pela antiga concessionária Eletropaulo e há 24 anos pela Enel São Paulo — estão sendo substituídos com os modernos medidores inteligentes desenvolvidos e produzidos no Brasil, que são os ´´smart meter´´. Esse aparelhos dispensam o trabalho mensal do leiturista em conferência direta em cerca de 49 mil logradouros em 96 bairros cadastrados da cidade, segundo dados oficiais.

É o que já acontece, desde o final do ano passado, quando foi implantado o projeto piloto na Zona Noroeste (*), atingindo as regiões dos distritos de Perus e Pirituba. Em março, a concessionária de energia elétrica na cidade, a Enel São Paulo, deu início a instalação aos novos medidores instalados em bairros da Zona Norte (*), como Jardim São Paulo21, e que deverá abranger gradativamente todos os demais bairros da região.

Essa operação será gradativa no restante da Zona Norte, compreendendo as regiões de Casa Verde / Cachoeirinha/ Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros . Segundo a concessionária, o planejamento parcial de instalação dos equipamentos segue uma lógica técnica do projeto-piloto. Por isso, não é possível afirmar quando exatamente outros bairros começarão a receber a nova tecnologia.

Até o momento, considerando questões técnicas e operacionais, foram instalados cerca de 400 mil medidores para clientes residenciais nas regiões prioritárias e selecionadas pela Enel SP para instalação dos equipamentos ´´smart meters´´. Não há uma data definida para a instalação em 100% das unidades consumidoras das regiões da cidade, o que deve ocorrer até o próximo ano.

Além dos benefícios para o cliente, a distribuidora também colhe vantagens com a adoção dos medidores inteligentes. Agora, é possível acessar informações detalhadas e em tempo real sobre o consumo diário de cada unidade consumidora.

Segundo a empresa, a tecnologia foi desenvolvida com produção brasileira, apesar que há 20 anos a Enel atua no mercado de medição inteligente. Isto acontece em todo o mundo — com destaque na Itália, Espanha, Romênia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru –, e a empresa já instalou cerca de 45 milhões de medidores inteligentes.

Com esse acesso remoto, a Enel SP pode prestar um serviço mais eficiente aos seus clientes, como a leitura do consumo à distância, sem a necessidade de deslocamento de um profissional, ou a identificação de eventuais interrupções no fornecimento de energia, sem que o consumidor precise entrar em contato com a empresa.

A empresa terá maior controle nas instalações e até detectando irregularidades ou fraudes — como instalações clandestinas, ou chamados ´´gatos´´ — protegendo tanto a distribuidoras quanto os consumidores.

Outro aspecto importante é a postura com a sustentabilidade. Todos os equipamentos antigos passam por um descarte sustentável, garantindo a reciclagem adequada dos resíduos e materiais retirados da rede de distribuição. Dessa forma, a empresa reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade socioambiental.

Fonte: Diário Zona Norte