Quem Somos

A trajetória do Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo – SindiEnergia começou em 1941, mais precisamente no dia 30 de novembro, quando as empresas paulistas do setor elétrico se uniram para constituir a primeira entidade de representação do segmento. O SindiEnergia nasceu como Associação Profissional da Indústria da Energia Hidroelétrica do Estado de São Paulo, nome que seria adotado pela instituição até 1943.

O surgimento da associação coincidiu com o forte crescimento do setor, motivado principalmente pelo interesse na expansão da hidroeletricidade em um país que ainda dependia da lenha em termos de energia. Naquela época também era possível observar os primeiros debates sobre uma futura consolidação da legislação trabalhista, que seria concretizada poucos anos depois. Foi nesse contexto que o setor de Energia Hidroelétrica do Estado de São Paulo passou a organizar-se para defesa e promoção de seus interesses industriais e profissionais.

A cerimônia de fundação ocorreu no edifício localizado na Rua Líbero Badaró, nº 92, e a assembleia contou com representantes das empresas Cia. Eléctrica Caiuá; Cia. Sul Paulista de Força e Luz; Cia. Paulista de Eletricidade; Companhia de Electricidade de São Paulo; Cia. Paulista de Energia Elétrica; Cia. Força e Luz São Valentim; Cia. Luz e Força Santa Cruz; Empresa Luz e Força de Tietê S.A.; Empresa Luz e Força de Capivary S.A.; e Companhia Luz e Força de Tatuí.

O primeiro corpo diretivo eleito teve como presidente Moacir Rodrigues Dias, da Cia. Paulista de Energia Elétrica. Como secretário foi eleito Milton de Souza Meireles, da Cia. Sul Paulista de Força e Luz, ao passo que Álvaro Maya, da Cia. Luz e Força Santa Cruz, compunha a primeira diretoria como tesoureiro. Faziam parte do Conselho Fiscal Francisco Machado de Campos (Cia. Electrica Cayuá), Cirano Ferraz Kehl (Cia. Paulista de Eletricidade), Alberto San Juan (Empresa Luz e Força de Tietê S.A., da Empresa Luz e Força de Capivary S.A. e Cia. Paulista de Energia Elétrica).

Em 12 de novembro de 1943

A associação foi reconhecida como Sindicato pelo Ministro de Estado do Trabalho, Indústria e Comércio mediante outorga da carta sindical. No mesmo ano passou a adotar a designação de Sindicato da Indústria da Energia Hidroelétrica no Estado de São Paulo, com filiação à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP no ano seguinte, vínculo que foi oficializado em 4 de abril de 1944 sob o registro de número 67.

A década de 1950 foi marcada por um crescimento exponencial do processo industrial no Brasil. O Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek (1956 – 1960) teve como objetivo fortalecer a indústria pesada e o setor de infraestrutura e, como consequência, previu o desenvolvimento de áreas como a de energia. A forte industrialização e os investimentos em infraestrutura prosseguiram nas décadas de 1970 e 1980, com importantes desafios econômicos para o Brasil. Nessa época a entidade adotou a denominação Sindicato da Indústria da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (Siesp).

Foi somente no ano 2000, com a reformulação do Estatuto Social, que a entidade passou a adotar a denominação Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo, sendo que em dezembro de 2011, como resultado de um processo de reestruturação, passou a deter a marca atual: SindiEnergia.

Atualmente o SindiEnergia representa 11 empresas associadas, entre distribuidoras, geradoras e gás, e mais de 180 empresas desse segmento no Estado de São Paulo, promovendo ações a partir de dois pilares principais: Relações Institucionais e Relações do Trabalho. Dessa forma, seu corpo diretivo, em nome da indústria da energia do Estado de São Paulo, aproxima-se dos principais stakeholders como legítimo representante de sua categoria frente às questões econômicas, regulatórias, trabalhistas e sindicais.

MISSÃO

Representar os interesses coletivos e individuais dos agentes da indústria da energia do Estado de São Paulo perante as autoridades administrativas e judiciárias, observando a legislação e os interesses da indústria, assim como promover a geração de valor e o fortalecimento do setor.

VISÃO

Ser referência como entidade sindical empresarial e primar pelo relacionamento genuíno e transparente na representação da indústria da energia.

• Integridade;
  • Ética;