Contribuição de Financiamento Sindical

Os Sindicatos são associações civis sem fins lucrativos que necessitam de contribuições das empresas associadas e demais empresas que integram a respectiva categoria econômica para bem desempenhar suas atividades e a representação que lhes é outorgada por lei.

O valor da contribuição destinada ao fortalecimento do Associativismo empresarial, devida no mês de janeiro de cada ano, é calculado com base em tabela aprovada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, sendo atribuído, para cada grupo de classe de capital social (em reais), um valor de contribuição.

A seguir, confira a tabela para o exercício de 2024 e dos demais anos, e acesse o link que possibilita a emissão da guia de contribuição, conforme a legislação atual.

Tabela de Contribuição – exercício 2024

Tabela de contribuição – exercício 2023

Tabela de contribuição – exercício 2022

Tabela de contribuição – exercício 2021

Tabela de contribuição – exercício 2020

Tabela de contribuição – exercício 2019

Tabela de contribuição – exercício 2018

Tabela de contribuição – exercício 2017

O recolhimento da contribuição destinada ao fortalecimento do Associativismo passou a ser facultativo após a reforma introduzida pela lei nº 13.467/2017, mas a arrecadação de contribuições para financiamento da atividade sindical é de extrema importância para que o SindiEnergia continue a defender e promover os interesses do setor de energia e a desenvolver atividades voltadas a este segmento da economia. Participe!

Link para emissão da Guia de contribuição – exercício 2024*

*Para emitir a guia, basta fazer login ou criar um cadastro para acessar o sistema fornecido pela Caixa Econômica Federal.