Enel promove obras de impacto em todas as frentes de atuação

A Enel está trabalhando em ritmo intenso para modernizar a infraestrutura de distribuição em todas as áreas de concessão, que abrangem 274 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

Os investimentos em curso atualmente no Brasil – nada menos que R$ 18 bilhões até 2026 – destacam-se como o maior volume de aportes da empresa em toda a América Latina e posicionam a Enel entre as companhias que mais contribuem com o aprimoramento da infraestrutura de redes elétricas e com os ganhos de produtividade decorrentes dessas melhorias.

Somente em distribuição de energia, estão sendo aportados mais de R$ 14 bilhões. Outro foco de investimentos previsto no Plano Estratégico Global 2024-2026 é energia renovável. “Somos o maior player eólico e solar em termos de capacidade instalada e em construção, com cerca de 6 GW de capacidade instalada de fonte eólica, solar e hídrica e operamos o maior parque eólico da América do Sul, o complexo Lagoa dos Ventos, no Piauí, atualmente em fase final de expansão”, afirma Antonio Scala, presidente da Enel Brasil.

Em 2023, a empresa adicionou quase 900 MW de energia renovável no país e investe para acrescentar nova capacidade instalada ainda em 2024 na Bahia, em Minas Gerais e no Piauí.

São Paulo

Desde 2018, quando assumiu a concessão da distribuidora, a Enel já investiu R$ 8,36 bilhões no estado de São Paulo. Isso equivale a uma média de R$ 1,4 bilhão por ano, quase o dobro da média anual de R$ 800 milhões feita pelo controlador anterior.

Os investimentos futuros incluirão a modernização de 10 subestações, 20 km de novas linhas de alta tensão, além da três novos pontos de conexão de rede básica, que ligam a distribuidora com a rede de transmissão, o que permite aumentar a capacidade da rede.

Na Zona Norte da capital, a Enel está modernizando a subestação de Vila Guilherme e substituindo equipamentos nas subestações de Vila Medeiros, Limão e Pirituba. Já a subestação Esplanada, que atende alguns municípios da Região Metropolitana; Socorro, na Zona Sul; e Cambuci, no Centro da capital, ganhará novos alimentadores de média tensão para otimizar e melhorar o fornecimento de energia.

Na Zona Leste, a nova subestação de Vila Curuçá atenderá o aumento da demanda de energia elétrica da região. A Enel investe ainda na modernização e ampliação da subestação Saúde. O empreendimento beneficiará mais de 54 mil moradores de seis bairros da Zona Sul da capital.

“São melhorias que já estão em curso e operam sobre diferentes frentes de atuação, como a modernização da própria estrutura da rede, a digitalização do sistema, o aperfeiçoamento e o aumento da capacidade dos canais de comunicação com os clientes, a elevação dos graus de criticidade em planos de contingência e a mobilização antecipada de mais equipes.” Antonio Scala, presidente da Enel Brasil

Scala reitera que a empresa está sensível aos questionamentos que vêm recebendo, em função das condições mais adversas que impactam a atividade, em particular pelos incontestáveis efeitos produzidos pelos eventos climáticos extremos observados nos últimos meses no mundo todo, não somente no Brasil.

“A modernização da rede, a intensificação das ações de manutenção preventiva e o reforço do plano operacional em caso de contingência são o caminho para melhorar a qualidade do serviço e tornar a rede mais eficiente e resiliente”, aponta Scala. “Seguiremos investindo também para o fortalecimento da rede elétrica com novas subestações, reformas de subestações existentes e substituição de redes convencionais por compactas, dentre outras importantes ações.”

Fonte: Metrópoles