Como direcionar a sua empresa para o caminho da circularidade

Com objetivo de fortalecer as práticas de circularidade no setor produtivo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou a ferramenta Rota de Maturidade em Economia Circular, em parceria com o Centro de Pesquisa da USP (InovaUSP), de modo a apoiar a indústria na definição de estratégias e construção de planos de ação para implementação de práticas de economia circular.

A ferramenta permite que as empresas façam uma autoavaliação baseada em práticas de Economia Circular e recebam um diagnóstico sobre o grau de adoção dessas práticas. A partir desse relatório, a ferramenta apresenta recomendações para que as empresas traçam a sua rota de maturidade em direção à Economia Circular.

A avaliação é composta por quatro módulos:

• Gestão estratégica: avalia atividades de planejamento, execução e monitoramento de metas, e se os conceitos de circularidade são difundidos entre colaboradores e parcerias nessa área;
  • Planejamento da Solução: avalia práticas focada nos processos de desenvolvimento de produtos e serviços, incluindo pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • Gestão de recursos: avalia a aplicação de recursos financeiros e energéticos envolvidos na transição para uma Economia Circular
  • Produção e Entrega da Solução: avalia práticas relacionadas aos processos e à solução circulares e como é feita a entrega aos clientes.

A ferramenta pode ser preenchida quantas vezes a organização desejar e pode, também, ser um instrumento de acompanhamento da evolução em circularidade.

Como a Rota de maturidade em economia circular funciona?

O primeiro passo é acessar este link e fazer um cadastro do CNPJ;

Depois, basta responder os questionários, que podem ser de 4 níveis: toda a empresa, uma unidade, um modelo de negócio ou um produto. O preenchimento dos dados não precisa ser feito todo de uma vez. É possível salvar e continuar depois.

Feito o diagnóstico, serão apresentadas recomendações para aprimorar as práticas sustentáveis, a partir de um relatório customizado.

Não precisa ser uma vez só. A organização pode refazer o diagnóstico conforme implementar mudanças para que sua trajetória rumo a uma economia mais verde seja acompanhada.

Fonte: CNI