Mudanças climáticas têm impacto preocupante na saúde

Mudanças climáticas têm impacto preocupante na saúde

Segundo o relatório de 2020 do grupo internacional The Lancet Countdown, que acompanha os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde humana, as mortes de pessoas com mais de 65 anos relacionadas ao calor excessivo aumentaram 53,7% nos últimos 20 anos.

Frio ou calor intenso, má qualidade do ar e da água, queda na produção de alimentos e maior ação de microrganismos vetores de doenças são alguns dos fatores que ajudam a explicar efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde. Vejam alguns exemplos:

  1. A poluição provocada pelos combustíveis fósseis e por incêndios e queimadas, como as que temos visto no Brasil, elevam o risco de doenças respiratórias e outras enfermidades, inclusive o câncer;
  1. O aumento da temperatura e das áreas de devastação florestal afeta a biodiversidade, fazendo com que algumas espécies desapareçam e abram espaço para que outras se fortaleçam —e aqui se incluem insetos vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya;
  1. Secas, geadas e outros fenômenos prejudicam a produção agropecuária, reduzindo a oferta de alimentos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, entre 2030 e 2050, as mudanças climáticas causarão aproximadamente 250 mil mortes adicionais por ano por desnutrição, malária, diarreia e estresse por calor.

 

Fonte: Folha São Paulo