SindiEnergia 80 anos

 

 

OITENTA ANOS é uma idade muito importante que deve ser lembrada pela comunidade envolvida com a questão da energia, mas principalmente com a energia elétrica.

Faço essa menção à energia elétrica porque foi como tudo começou no SINDICATO DA INDÚSTRIA DE ENERGIA, embora hoje conte entre as suas associadas com a mais antiga empresa de energia de São Paulo, a COMGÀS – Companhia de Gás de São Paulo – que só recentemente se juntou a esse formidável grupo de empresas pioneiras e empreendedoras.

Ao comemorarmos hoje OITENTA ANOS, nós associados do SindiEnergia temos muito orgulho em compartilhar com a sociedade paulista e brasileira a história marcante deste que é um dos mais antigos sindicatos do Brasil.

Corria o ano de 1941, o mundo vivia uma de suas mais terríveis tragédias, o Brasil tinha pouco mais de 40 mil habitantes, e a capital do estado contava com 1,3 milhões almas. Em São Paulo a energia elétrica que ligava pujante indústria, o comércio, as residências e principalmente o bonde elétrico, vinha majoritariamente das usinas da Light – The Light and Power Corporation – empresa canadense que tinha como a principal fonte de energia a Usina Henry Borden, inaugurada em 1926 e tendo a sua primeira etapa concluída em 1950, quando o SindiEnergia já tinha então 9 anos.

A influência do SindiEnergia nas decisões de política energética no âmbito dos poderes executivos federal e estadual, nas batalhas judiciais, nas decisões legislativas tanto no Congresso como nas demais casas. As decisões junto as agências reguladoras e a representação das associadas nas confederações e federações têm elevado o nome da entidade e o respeito de todos ao seu posicionamento, nos enchendo de orgulho.

Tem sido destaque também a postura firme do SindiEnergia na defesa dos princípios modernizadores, do empreendedorismo e da livre iniciativa para o bem comum da sociedade.

As lideranças do SindiEnergia e entre elas destaco o nosso presidente, Dr. Carlos Eduardo Moreira Ferreira, desde a sua fundação se pautam pelo desenvolvimento da indústria de energia, desde a geração, transmissão e a distribuição e mais recentemente incorporando o gás canalizado.

A COMGÁS no ano que vem completa 150 anos, já era uma “senhora” quando o SindiEnergia foi fundado e porque somente em 2010 nos juntamos ao SindiEnergia? Basicamente porque em 1999, após, a privatização, e sob novas diretrizes dos controladores vimos na atuação do SindiEnergia a possibilidade de trabalharmos junto a um grupo com participação e representatividade perante os principais dirigentes da indústria de energia do estado de São Paulo.

Mais outros tantos anos nos aguardam, novas empresas surgirão, controladores mudarão, é a dinâmica do mercado, mas as características do SindiEnergia certamente permanecerão!

PARABÉNS SINDIENERGIA! PARABÉNS EMPRESAS FUNDADORAS E ASSOCIADAS!

 

Antonio Henrique Costa Gross,  COMGÁS