Alunos de escolas públicas aprendem sobre consumo consciente e seguro de energia por meio da realidade virtual

Iniciativa da EDP passará por 39 escolas, em nove estados, incluindo comunidades indígenas; Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos foram os primeiros municípios a receberem a ação, entre 4 e 12/03

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, iniciou no dia 4 de março, o Projeto Realidade Virtual, que passará por 39 escolas públicas em nove estados (AP, ES, GO, MT, PB, RN, SC, SP e TO), incluindo comunidades indígenas, nas áreas de atuação da empresa no Brasil. No total, mais de 10 mil estudantes devem participar da iniciativa até junho. O projeto é realizado em parceria com a ZAZ Produções.

As primeiras escolas a receberem o Realidade Virtual foram a EMEB Nurimar Martins Hiar, em Ferraz de Vasconcelos (SP), nos dias 4 e 5 de março, e EPG Dorival Caymmi e EPG Pedrinho e Narizinho, em Guarulhos (SP), entre 6 e 12 de março. Ao todo, mais de 1.300 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental devem participar das atividades nos dois municípios.

O projeto faz parte do Programa EDP nas Escolas, que tem como objetivo colaborar com a qualidade de vida estudantil por meio de ações formativas, extracurriculares, de inclusão digital, de cidadania e de melhoria do ambiente escolar. Utilizando ferramentas de realidade virtual e produções audiovisual, os conteúdos apresentados para os jovens e crianças buscam contribuir para o aprendizado do tema proposto pelo programa, que este ano é Consumo Consciente e Seguro de Energia.

Os alunos do 4º ao 9º ano terão a oportunidade de explorar conteúdos relacionados ao tema utilizando óculos de realidade virtual. Após a atividade, os alunos respondem a um questionário sobre o tema proposto e sobre a experiência. Já para os alunos do 1º ao 3º, o conteúdo é apresentado por meio de um filme. Óculos de realidade virtual não são indicados para crianças muito novas, por isso é oferecida uma experiência especialmente desenvolvida para os pequenos.

“Criar o hábito de um consumo consciente e seguro de energia não traz somente economia e segurança, mas também sustentabilidade. E o trabalho de criar essa consciência precisa começar desde cedo. Por isso, acreditamos que o projeto Realidade Virtual seja um grande aliado, pois é com a educação das crianças e jovens que transformamos a sociedade”, destaca Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP Brasil.

EDP nas Escolas

O Programa EDP nas Escolas está alinhado à agenda 2030 da ONU, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos nos próximos sete anos. Com esta iniciativa, a EDP colabora para as metas dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis).

Além do projeto Realidade Virtual, também faz parte do EDP nas Escolas o projeto Inclusão Digital. Fruto de uma parceria entre a EDP e a Sincroniza Educação, a iniciativa visa promover a inclusão digital em escolas públicas de todo o país por meio da capacitação de professores, da doação de tablets e da disponibilização de material e conteúdo digital a ser trabalhado em sala de aula.

Fonte: EDP