EDP inaugura usina solar social que beneficiará 200 famílias em favela de São Paulo

EDP, companhia que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, inaugurou sua primeira usina solar social, que irá beneficiar cerca de 200 famílias residentes na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), atendida pela Gerando Falcões e contemplada com o projeto Favela 3D. O projeto conta com investimento de mais de R$ 500 mil e está sendo realizado por meio do Instituto EDP, responsável pela gestão dos investimentos socioambientais da empresa.

A usina solar, localizada em Roseira (SP), tem capacidade instalada de 75 kW. A energia renovável gerada pela usina será distribuída aos moradores da comunidade em forma de crédito na conta de luz até 2026, contribuindo para reduzir os gastos com energia. Cada cliente terá, em média, um desconto de 50kwh/mês na fatura, o que equivale a cerca de R$ 35 por mês.

Esse desconto é acumulativo e pode se tornar ainda maior somado a outros benefícios, como a Tarifa Social de Energia Elétrica. Por exemplo, uma família com consumo mensal de 100 kWh/mês pagaria cerca de R$ 71 reais na conta de luz. Com a usina solar social, passa a pagar R$ 37 e, se tiver também a Tarifa Social, a conta pode ser reduzida e chegar a R$ 22.

“Queremos liderar uma transição energética justa, nos tornando 100% verdes até 2030, sem deixar ninguém para trás. Por isso, estamos focados em desenvolver iniciativas para a inclusão social, educação, qualidade de vida e bem-estar das comunidades nas regiões em que atuamos, contribuindo para mitigar, cada vez mais, as diferenças sociais. Acreditamos que projetos como esse, junto a outros que estamos realizando na Favela dos Sonhos, colaboram para o desenvolvimento das comunidades ao melhorar a vida das pessoas por meio do acesso à energia”, afirma Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP e do Instituto EDP.

Além da EDP e da Gerando Falcões, fizeram parte da implantação da usina solar social o escritório L.O. Baptista, contribuindo com todo o suporte jurídico para a elaboração dos contratos e termos, e a Ultragaz, com a gestão do processo de adesão dos moradores inscritos.

Depois de 36 meses, e ao longo de mais 17 anos, a mesma usina irá beneficiar outras comunidades em situação de vulnerabilidade social que participam do Programa Comunidade In e que estejam conectadas à rede de distribuição da área de concessão da EDP em São Paulo. O Comunidade In é um programa social desenvolvido pela EDP que visa o desenvolvimento integrado e a melhoria progressiva da qualidade de vida das pessoas por meio de ações que atendam às necessidades locais.

Mais melhorias na Favela dos Sonhos

A usina solar social é apenas uma das iniciativas que a EDP e a Gerando Falcões estão realizando na região.  Para que a implantação da usina fosse possível, a EDP já havia regularizado as instalações elétricas em toda a comunidade, proporcionando, também, mais qualidade e segurança na rede de energia. Já na parte interna das residências, está em andamento um projeto de melhoria das instalações e eficiência energética, em parceria também com a ONG global Habitat. Até o momento, 25 moradias foram contempladas. Em breve, 30 novas residências serão selecionadas para o benefício.

As ruas e vielas da Favela dos Sonhos também receberam iluminação pública sustentável em outubro do ano passado. Para isso, o Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz e apoio da Gerando Falcões, instalou 30 postes de energia solar na comunidade, melhorando significativamente o cotidiano dessas famílias, que tinham dificuldade em circular à noite dentro da própria favela por conta da escuridão que havia no local.

Estratégia global

Iniciativas semelhantes vêm sendo realizadas pela EDP em todo o mundo, como parte do do EDP Y.E.S. – You Empower Society, programa que agrega mais de 500 projetos de responsabilidade social para uma transição energética justa. Em 2022, teve início, em Portugal, o projeto Solar Solidário, no bairro da Cova da Moura, comunidade localizada nos arredores de Lisboa e que enfrenta desafios relacionados à falta de infraestrutura básica, especialmente elétrica. Nesta primeira ação, cerca de 150 famílias receberam, cada uma, dois painéis solares para produção de energia e uma geladeira mais eficiente.

Na Espanha, a companhia firmou acordo com a Cáritas Espanhola para  financiar, por meio da Fundação EDP, em 2021, a instalação de sistemas fotovoltáicos de autoconsumo em algumas unidades da entidade no país. Ações como estas são exemplos de como a energia solar pode contribuir para a sustentabilidade e a inclusão social, garantindo o acesso à eletricidade de forma limpa  e promovendo o desenvolvimento local.

Fonte: Folha Metropolitana