Estratégia de prevenção à dengue da prefeitura ganha reforço de leituristas da Elektro

Estratégia de prevenção à dengue da prefeitura ganha reforço de leituristas da Elektro

A Prefeitura de Limeira e a Neoenergia Elektro iniciaram nesta terça-feira (20) um projeto-piloto de prevenção e combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue. Mediante a parceria, os leituristas da concessionária irão aproveitar o trabalho nas ruas para reforçar o time de prevenção ao mosquito, orientando a população sobre o tema, inclusive com a distribuição de folhetos em áreas de maior incidência, além de identificar situações de risco para a formação de criadouros. “Estamos ampliando nosso trabalho preventivo e orientativo, que é permanente”, afirmou o prefeito Mario Botion. “As parcerias e o apoio da população são fundamentais para vencermos essa guerra contra a dengue”, contextualizou Botion.

Responsáveis por fazer a leitura da conta de energia elétrica em toda a cidade, os leituristas farão um relatório com foto e endereço de eventuais focos de dengue, tanto em imóveis quanto em demais áreas identificadas ao longo do dia. As informações serão encaminhadas à Secretaria de Saúde, para que o município atue diretamente nesses locais.

Logo pela manhã, a gerente da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, ministrou uma capacitação para mais de 100 leituristas na sede da concessionária. Estiveram presentes ao treinamento, a vice-prefeita Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, e integrantes da Elektro em Limeira, entre eles, o analista André Fernandes e o gerente Fábio Lima.

O projeto-piloto é o desdobramento de uma reunião realizada na sexta-feira (9), no Paço Municipal (Edifício Prada), em que a Elektro manifestou o interesse em auxiliar a política municipal de enfrentamento à dengue. Na ocasião, dirigentes da empresa foram recebidos pela vice-prefeita, pela gerente de Zoonoses e pela diretora de Vigilância em Saúde da prefeitura, Renata Martins.

“É fundamental a união de todos os setores quando se trata de Saúde Pública. Nesse sentido, a  parceria entre a Neoenergia Elektro e a prefeitura representa uma grande conquista no combate à dengue”, destacou Erika Tank.

Fabio Lima, por sua vez, ressaltou que o compromisso da Neoenergia Elektro não está restrito ao fornecimento de energia, mas também ao bem-estar da população. “Ampliamos a atuação de combate à dengue ao colocar mais de 100 colaboradores, que estão todos os dias nas ruas, visitando mais de 10 mil residências, tendo esse olhar para possíveis focos do mosquito”, disse o gerente.