Compass, CPFL Energia e EDP Brasil estão na lista global de transparência ambiental

Estruturada pelo CDP, a ‘A List’ é composta por empresas que alcançaram nota máxima na divulgação de dados ambientais e assumiram compromissos relacionados a emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e segurança hídrica.

O último ciclo de reporte registrado pelo CDP, organização internacional que administra o maior sistema mundial de divulgação de dados ambientais para empresas, cidades, estados e regiões, contou com a participação global de mais de 23 mil organizações, em que apenas 396 (1,7%) tiveram nota máxima e passaram a integrar a ‘A List’ de pelo menos um dos temas – mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas.

A América Latina é representada por 14 companhias, das quais 11 são brasileiras, sendo que sete empresas estão pela primeira vez no grupo: Compass, CPFL Energia, Lojas Renner, M Dias Branco, TIM Brasil, Marfrig e Votorantim Cimentos. Seguem figurando na lista, Klabin, Companhia Brasileira de Alumínio, EDP Brasil e Dexco e, na relação latino-americana, Cemex, Grupo Bimbo e CMPC.

Para obter nota A, as empresas precisam divulgar publicamente ações sobre mudanças climáticas, desmatamento e/ou segurança hídrica, além de apresentar as melhores iniciativas em estratégia e ações.

As empresas que integram a ‘A List’ de mudanças climáticas têm, entre outros critérios, metas com base científica para redução de gases de efeito estufa (GEE) e planos de transição alinhados ao limite máximo de 1,5oC. Já as reconhecidas no questionário de florestas, confirmaram compromissos de redução de desmatamentos, além de ter rastreabilidade da origem de commodities. A Klabin, que representa a América Latina na ‘A List’ de segurança hídrica, reconheceu que o uso direto da água é vital para o sucesso dos negócios.