EDP observa crescimento no número de clientes afetados por pipas na infraestrutura elétrica do Vale do Paraíba

Durante as férias escolares e na semana dedicada ao Dia Internacional da Pipa, a EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, ressalta a importância de conscientização sobre os perigos dessa prática próxima à rede elétrica. No ano passado, mais de 56 mil clientes na região enfrentaram interrupções no fornecimento de energia devido a incidentes relacionados a pipas enroscadas na fiação, representando um aumento de 3% em comparação ao ano anterior. Em média, quase três ocorrências diárias envolvendo pipas na rede elétrica foram registradas em 2023.

Nas maiores cidades da região, os números destacam os impactos dessa problemática. Por exemplo, aproximadamente 14.500 clientes em Taubaté, 8.000 em São José dos Campos e 6.800 em Jacareí sofreram com a falta de energia devido a essas ocorrências no ano passado.

O monitoramento da EDP revela que a concentração de clientes afetados está associada à localização desses incidentes em áreas mais densamente habitadas, próximas às redes elétricas.

Embora o Centro de Operações Integrado (COI) da EDP utilize tecnologia para minimizar os impactos por meio de manobras automatizadas, os transtornos persistem, e há riscos de acidentes tanto para quem solta pipas quanto para a população circunvizinha.

O gestor executivo de operação e serviços da EDP, Stevon Schettino, destaca os grandes transtornos causados pelas pipas na fiação, alertando para a possibilidade de deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia, além do risco de ferimentos graves e até morte.

As linhas de pipas, com ou sem cerol, podem resultar em desligamentos ao romper os cabos de energia e causar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. Durante as férias escolares, período com maior incidência desses incidentes, a EDP intensifica o alerta, incentivando o acionamento imediato da empresa em casos relacionados à rede de distribuição de energia.

Algumas dicas são fornecidas para garantir a segurança durante a brincadeira, como escolher espaços abertos, não tentar recuperar pipas presas na rede elétrica, evitar o uso de cerol, não arremessar objetos na rede elétrica e não empinar pipas perto de estradas movimentadas.

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, a EDP pode ser contatada por meio do aplicativo EDP Online, WhatsApp ou Central de Atendimento, todos disponíveis 24 horas e gratuitos.

Fonte: Agora Vale