8º CBGD & ExpoGD 2023 receberá Fóruns Hidrogênio Renovável e Energy Storage Brasil paralelamente

Evento deve reunir mais de 10 mil visitantes em Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de novembro.

O mercado de energia limpa está turbinando eventos importantes este ano. A 8 ª edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), a qual é bastante conhecida pelo setor de geração distribuída no Brasil, terá novidades em 2023.

O evento, que acontecerá entre os dias 16 e 17 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, trará em conjunto a terceira edição do Fórum Internacional de Hidrogênio Renovável um dos maiores eventos de abordagem do combustível renovável e também a quarta edição do Fórum Energy Storage Brasil, o qual é Fórum e Feira envolvendo o Armazenamento de Energia.

A novidade foi divulgada pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do congresso, na última semana. Para Tiago Fraga, CEO da empresa, a mudança envolve uma questão estratégica, uma vez que a capital mineira está buscando se tornar a capital de energias renováveis do país.

“Vamos à decisão de fazer a terceira edição do Fórum Hidrogênio e quarta edição do Energy Storage Brasil na cidade de Belo Horizonte junto ao evento sobre o CBGD & EXPO GD 2023 numa questão simples e estratégica. Quando se trata de mais esse foco, como é o próprio contexto diz, né? Um foco exclusivo do que se pode ser obtido se tratando do maior exemplo de evento de renováveis acontecendo na cidade de Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de novembro então não poderia ser diferente do ano de 2018 realizado na cidade de Belo Horizonte junto a um cenário, junto a setores que com certeza serão os principais parceiros, os principais que o setor de hidrogênio precisa para poder se desenvolver no Brasil”, pontua ele.

O organizador ainda reforça que a escolha da união dos eventos em Belo Horizonte se dá pelas oportunidades dadas pela capital mineira. A expectativa, por sua vez, é que a união possa contribuir ainda mais com a expansão da matriz energética renovável nacional, uma vez que envolverá não só a produção da micro e minigeração de energia pelo próprio consumidor, mas também a produção de hidrogênio verde e soluções em armazenamento de energia elétrica.

“Então, não somente por sua logística, não somente pela cerâmica que Belo Horizonte foi escolhida para sediar esse evento e mais tradicional e vai transformar a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais na capital de energias renováveis da América Latina nos dias 16 e 17 de novembro. Esperamos que esse evento possa contribuir de forma efetiva, para o desenvolvimento do Brasil onde a sua excelência a possibilidade de estarem discutindo e engajados para que venha se concretizar e venha se tornar uma fonte de expressão dentro da matriz energética nacional” reforça Fraga.

A união dos três eventos terá uma nova infraestrutura para receber os congressistas e será muito maior do que os anos anteriores, segundo a organização. Ao todo quatro auditórios serão montados, sendo dois deles dedicados ao conteúdo de geração distribuída, bem como um envolvendo os temas de hidrogênio renovável e outro para os assuntos de Energy Storage.

Um ponto importante a destacar é que todos os eventos desenvolvidos pelo Grupo FRG Mídias & Eventos possuem compensação das emissões de gases de efeito estufa através de ações no meio ambiente, além disso também contam com a geração de energia limpa que neutraliza o CO2.

A programação completa dos eventos sairá em breve e mais informações podem ser acompanhadas através das redes sociais e dos sites oficiais de cada evento no momento.