Programa Guardião da Vida da CPFL Energia faz alertas sobre a rede elétrica

Programa Guardião da Vida da CPFL Energia faz alertas sobre a rede elétrica

O programa Guardião da Vida, que há mais de dois anos sensibiliza clientes, prestadores de serviço e a sociedade em geral a respeito de riscos, como o de conviver com instalações elétricas inadequadas, plantio e podas de árvores.

Mais do que uma campanha, Guardião da Vida é uma causa levantada pela CPFL para compartilhar dicas práticas para afastar qualquer risco de acidente.

As orientações são voltadas a diversos públicos e situações, desde evitar práticas como ligar aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas e deixar fios desencapados em casa até recomendações específicas para evitar acidentes.

Podas de árvores são necessária e devem ser realizadas periodicamente sempre por profissionais habilitados a executar tais atividades. Quando realizadas próximas a redes elétricas, exigem que medidas importantes sejam seguidas à risca. Do contrário podem prejudicar o fornecimento de energia e colocar em risco à vida de quem as executa, como por exemplo perigo de choque elétrico.

Conforme dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as podas foram responsáveis por oito mortes por choque elétrico em 2022 no território nacional. E segundo a CPFL Energia, entre janeiro e setembro de 2023, foram computadas quatro ocorrências, sendo duas com vítimas fatais.

“É fundamental que campanhas de conscientização, como as realizadas pela CPFL Paulista, sigam alertando a população dos perigos envolvendo podas de árvores e a rede elétrica” destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Fonte: CPFL