Dia 21 outubro – dia mundial da economia de energia

Desde 2012, o Dia Mundial da Economia de Energia é comemorado todo dia 21 de outubro, com o objetivo de lembrar as autoridades da necessidade de medidas urgentes contra o desperdício excessivo de energia, desenvolvimento de políticas e ações que contribuam para a eficiência energética e a preservação dos recursos naturais, bem como, momento de conscientizar a sociedade de que a adoção de certos hábitos diários pode fazer a diferença.

Na era digital, é cada vez mais difícil para o cidadão reduzir seu consumo diário de energia, portanto, realizar ações responsáveis ​​de energia acaba se tornando um desafio.

No entanto, embora a transformação de energia leve tempo, como consumidores, podemos realizar ações que trarão benefícios a longo prazo. É urgente que, até 2050, as emissões de gases de efeito estufa tenha sido reduzidas em até 80% e, para alcançar esse objetivo, as ações devem começar hoje.

Uma das chaves para alcançar essa redução é iniciar um processo de descarbonização de energia, o que implica que as empresas devem apostar em energia renovável.

O que podemos fazer para economizar energia?

Existem vários hábitos diários que podem levar a uma grande redução no consumo de energia. Abaixo mencionamos dicas simples que podemos aplicar:

• Apague a luz ao sair dos ambientes. É um costume que pode parecer entediante, mas depois de incorporá-lo ao dia a dia, isso significará uma economia significativa na conta de luz. Além disso, aproveitar a luz natural também pode ajudar a reduzir o consumo de luz em casa;
  • Não abuse do ar condicionado no verão ou aquecimento no inverno. Limpe os filtros periodicamente, os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente;
  • Instale isolamento nas janelas e portas. Está comprovado que as casas que apostam em vidros duplos podem reduzir o consumo de energia em até 60%;
  • Desligue os aparelhos. Os maiores “vampiros de energia” são aqueles aparelhos que deixamos em espera. O fato de não os desligar completamente significa um aumento de 10% do consumo de luz;
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixa energia ou LED. Elas usam 80% menos energia e duram mais que as lâmpadas convencionais;
  • Ao pintar paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade;
  • Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame;
  • Um carregador de celular consome, em média, 0,26kHw quando não está sendo usado. Esse consumo vai para até 5kHw quando um celular totalmente carregado está plugado nele. Se quiser reduzir sua conta de luz, uma boa prática é manter seu carregador fora da tomada;
  • Outra forma de economizar é optar pelos aparelhos elétricos identificados com o selo da PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Produtos que apresentam notas A ou B, possuem uma maior eficácia energética, ou seja, consomem menos energia que os que apontam notas D ou E.

Ao encontrarmos formas de economizar energia, ajudamos a preservar o meio ambiente e minimizar os impactos negativos, afinal, quando usamos menos energia reduzimos a quantidade de gases do efeito estufa que emitimos para atmosfera.