Comgás conquista prêmio Melhores do ESG 2023, da Exame

A Comgás conquistou o primeiro lugar na categoria “Petróleo, Gás e Químico” no prêmio Melhores do ESG 2023, concedido durante evento ocorrido em junho, na cidade de São Paulo. O prêmio foi criado com uma metodologia desenvolvida pela revista Exame, em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios no Brasil, e tem como objetivo reconhecer as empresas que mais contribuem para o processo de evolução da sustentabilidade e desenvolvimento da economia. A premiação inclui dois questionários, um qualitativo e outro quantitativo, e premia as empresas em 18 categorias diferentes.

“Receber o primeiro lugar no prêmio Melhores do ESG 2023 é motivo de orgulho para a Comgás. Um reconhecimento da nossa jornada de evolução e compromisso contínuo com a transição energética, a sustentabilidade e o impacto social, aliados ao desenvolvimento do setor de energia no Brasil”, pontua Marcelo Besteiro, diretor Institucional, Regulatório, de Sustentabilidade e Comunicação da Comgás.

O Melhores do ESG é a evolução do Guia Exame de Sustentabilidade, criado em 2000 como Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, que foi reformulado em 2020 para enfatizar os critérios ESG, sendo pioneiro nesse aspecto. A Comgás já possui um histórico na premiação, sendo premiada em 2022, na categoria “Combustíveis, Químicos e Derivados”.

Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a empresa definiu três principais bandeiras ESG: valorizar pessoas e sociedade, oferecer mais energia com menos emissões e desenvolver a infraestrutura do país.

“A remuneração variável dos executivos e colaboradores está atrelada a metas relacionadas ao tema, como a jornada de descarbonização da companhia nos escopos 1 e 2, diversidade de grupos minorizados na liderança, pessoas impactadas por ações e projetos sociais, entre outros. Atualmente, a Comgás tem 54% dos cargos de liderança ocupados por grupos minorizados e 50% da diretoria é composta por mulheres. Seu compromisso é de ser net zero até 2025”, informa a empresa.

Fonte: Diário Campineiro