Enel SP firma parceria com a USP e lança bolsas de graduação para diversidade

A Enel é a mais nova parceira do programa USP Diversa, iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que promove a diversidade em uma das maiores e mais tradicionais universidades públicas do Brasil. O programa financia bolsas de graduação para estudantes vindos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade econômica e social – o que inclui pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, LGBTQIA+ e mulheres. A empresa é a primeira do setor de energia a aderir ao programa, numa parceria que vai beneficiar 25 novos bolsistas.

Para promover a diversidade e a inclusão em cursos predominantemente ocupados por homens e que formam profissionais capazes de atuar em setores como o de energia, mais da metade das bolsas serão voltadas para estudantes do gênero feminino de carreiras STEM, sigla em inglês usada para designar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Com especial enfoque na promoção da diversidade racial, os estudantes que receberão o apoio da Enel terão oportunidade de estreitar laços com a empresa, conhecer a sede da companhia em São Paulo, participar de ações de desenvolvimento promovidos pela empresa, e concorrer a vagas do programa de estágio de acordo com as suas áreas de formação e interesse, tendo a possibilidade de atuar numa das maiores empresas do setor elétrico brasileiro.

“Prezamos a diversidade porque acreditamos que as grandes inovações, assim como as pequenas conquistas, são alcançadas em ambientes inclusivos. A diversidade é inclusão, mas é também inovação, porque significa ser capaz de se reinventar a cada dia, dividir experiências, enxergar novas perspectivas e ser receptivo à mudança. Buscamos pessoas que enxerguem a diferença como oportunidade de aprendizado e desenvolvimento”, reitera o diretor de Pessoas e Organização da Enel Brasil, Alain Rosolino.

“Apoiar a diversidade não é uma decisão exclusiva da USP, mas sim de toda a sociedade. A parceria com empresas como a Enel representa o esforço de diversos atores sociais para acolher o aluno e apoiar a permanência estudantil. Além disso, a participação de empresas no programa colabora para a formação de uma rede de relacionamentos pessoais que será de grande importância para o desenvolvimento profissional desses alunos”, afirma o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Fonte: Enel