Enel SP inaugura mais um espaço do projeto Hortas em Rede

A Enel SP inaugurou mais um espaço do projeto Hortas em Rede, em Itaquera, na zona leste da capital, em parceria com a ONG Cidades Sem Fome. O terreno, que possui 1,4 mil m², está abrigando o projeto que foi criado pela companhia em 2018 para aproveitar os espaços urbanos, terrenos de propriedade da distribuidora onde estão localizadas as linhas de transmissão, de forma produtiva e sustentável, aumentando a segurança do entorno e beneficiando a população local com a geração de renda por meio da comercialização de produtos cultivados nas hortas urbanas.

O programa é realizado por meio de parcerias com organizações não-governamentais e empresas do setor privado. Segundo a empresa, o projeto já gerou mais de R$ 1,5 milhão de renda aos agricultores participantes.

O Hortas em Rede também trabalha com o conceito de economia circular, tema estratégico e relevante para a companhia, por meio da utilização de parte dos resíduos de podas efetuadas pela concessionária, em compostos orgânicos para fertilização dos solos.

Horta em Itaquera

Em Itaquera, a nova horta ocupa uma área de 1,4 mil m², estando localizada na rua Flor de Pelicano, nº 155. O projeto chega com a proposta de produzir alimentos livres de agrotóxicos. Alface, couve, coentro, salsinha, brócolis e beterraba estão entre os produtos a serem cultivados. Apesar de não haver uma estimativa de produção mensal, há o intento de chegar a 10 beneficiários no local.

Hortas em rede

Segundo a Enel, o projeto já beneficiou mais de 900 pessoas direta e indiretamente, com capacitação profissional, geração de emprego e renda, e conta com parceiros no manejo das hortas, ajudando a transformar regiões, antes deficitárias, em polos de produção e desenvolvimento socioeconômico por meio da agricultura urbana, com a produção de alimentos saudáveis, como hortaliças, legumes e frutas.

Fonte: Enel