Comgás recebe certificação LEED Gold por práticas sustentáveis em escritório de São Paulo

A Comgás recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) devido às suas ações de compromisso e conscientização ambiental praticadas no escritório da Companhia em São Paulo. A sede está localizada no Edifício Birmann 32 (B32), considerado o edifício mais sustentável da América Latina. O LEED é a certificação mais reconhecida globalmente, com presença em mais de 160 países, e abrange estratégias simples para tornar edifícios ao redor do mundo mais sustentáveis, eficientes e valorizados.

“Estamos extremamente orgulhosos de receber a certificação LEED, que reconhece nossos esforços em práticas sustentáveis e compromisso ambiental. Essa conquista reflete nosso comprometimento em criar um ambiente de trabalho ecologicamente responsável e nos posicionar como líderes na promoção da sustentabilidade”, destaca Marcelo Besteiro, diretor de Relações Institucionais, Regulatório, ESG e Comunicação da Comgás.

21Criado em 1993 pelo United States Green Building Council, nos Estados Unidos, o sistema de pontuação da certificação LEED avalia o empreendimento em diversas categorias, como Processo Integrativo, Localização e Transporte, Espaço Sustentável e Uso Racional da Água, entre outras. A classificação varia de acordo com o nível atingido, e o Complexo B32, popularmente conhecido e localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi, em São Paulo, já é reconhecido pelo LEED na categoria mais alta: Platinum.

Com sua história iniciada no início dos anos 90, o edifício possui um sistema de autossuficiência energética, autonomia no processo de tratamento de água e esgoto, além de não gerar resíduos para aterros sanitários. No ano passado, a Comgás realizou obras no escritório situado no prédio, e todos os dados da construção e materiais utilizados foram quantificados e homologados para o cadastro na certificação LEED. Em agosto, durante a inauguração, a documentação foi submetida e a certificação na categoria Gold foi conquistada.

Para ser elegível ao certificado, foram avaliados a construção, o projeto, os materiais utilizados, o descarte de aparelhos eletrônicos, o funcionamento diário do edifício e também quesitos ligados à inovação e mobilidade. Além disso, é essencial que as empresas situadas no prédio mantenham uma política de conscientização ambiental. As ações realizadas pela Comgás já comprovaram que estão refletindo diretamente nos resultados, pois 81% dos resíduos gerados no prédio foram reciclados e valorizados.

“Nosso escritório de São Paulo foi projetado com um foco especial nas pessoas e na cultura da empresa, promovendo a integração entre equipes e o trabalho colaborativo. Essa conquista reflete nosso compromisso em criar um ambiente colaborativo, ecologicamente responsável, inovador e acessível”, comenta Letícia Grossi, diretora de Pessoas e Cultura da Comgás.

Fonte: Tiinside