Compass a nova associada do SINDIENERGIA

Damos as boas-vindas à nossa associada Compass Gás & Energia, empresa do Grupo Cosan que atua e investe em quatro segmentos de negócios, se estabelecendo como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no Brasil. Tem um modelo de negócios difícil de replicar e está posicionada em ativos estratégicos focados em:

• distribuição de gás natural, por meio da Comgás, a maior companhia de gás encanado do país em termos de volume;
  • infraestrutura e originação de gás, acessando a oferta competitiva de gás do pré-sal e importando GNL (gás natural liquefeito);
  • comercialização de gás, otimizando o nosso portfólio de oferta e demanda criando diversificação, flexibilidade e competitividade; e
  • geração térmica a gás e trading de energia elétrica, transformando gás em eletricidade. Acreditamos que nossas operações e investimentos criarão uma combinação única de ativos e talentos, sólida geração de caixa e alto potencial de crescimento e geração de valor.

BREVE HISTÓRIA DA EMPRESA

Fundada em março de 2020 pelo grupo Cosan, a Compass Gás e Energia surge para atuar em quatro segmentos do setor de Gás Natural.

A Companhia logo após seu lançamento já possuía dois projetos em fase de licenciamento na área de infraestrutura, sendo esses o Rota 4, gasoduto para escoamento, que foca em transportar gás natural advindo do pré-sal para o continente, e o Terminal de Importação de Gás Natural Liquefeito ao litoral paulista.

Já na área de distribuição de gás, a Compass já iniciou suas atividades possuindo a concessão da Comgás, que contava com mais de 2 milhões de clientes.

Tratando-se de comercialização de gás, a Compass já contava com as atividades da Compass Comercializadora, atuante há mais de 10 anos no mercado livre de energia elétrica.

PERSPECTIVA PARA O FUTURO

Tratando-se de uma companhia jovem, porém com bastante atributos de experiência de mercado, a Compass Gás e Energia vem alinhando suas atividades ao cenário de continua transformação no mercado de gás natural e energia elétrica do Brasil.

O crescimento de suas operações é uma perspectiva de futuro positiva da companhia, que acredita para a próxima década uma produção dobrada de gás natural no país, principalmente tratando-se das reservas relacionadas ao pré-sal.

Além disso, a busca constante pelo desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente é algo que permitirá a gradual substituição de fontes de energia agressivas à natureza para àquelas com menor impacto, como é o caso do gás natural.

Um Sindicato do setor energético forte e atuante é o nosso objetivo e, quanto maior formos, melhores serão os resultados para todo o setor. E a participação da Compass no quadro associativo do SINDIENERGIA é relevante para o fortalecimento do setor energético paulista e de produção de gás, afirma o Sr. Marcos Augusto Mesquita Coelho, Presidente do Conselho de Administração do SINDIENERGIA.