Enel SP aplicou R$ 2 bi na rede elétrica em 2022

A Enel Distribuição São Paulo aplicou mais de R$ 2 bilhões ao longo de 2022, segundo dados da empresa, recorde de investimento anual desde que o grupo assumiu a operação da distribuidora, em 2018. Os aportes representam um aumento de 24% em comparação com 2021 e foram destinados principalmente para modernização, automação e ampliação da capacidade da rede elétrica, com foco na melhoria dos serviços para os quase 8 milhões de clientes atendidos. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu ao todo cerca de R$ 7 bilhões.

Entre os objetivos estão tornar a rede mais resiliente às intempéries climáticas e diminuir a interferência de fatores externos, como a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica. Para isso, foram adicionados 120 km de novas redes compactas (spacer cable). Também foram realizadas 353 mil podas de galhos de árvores, além das manutenções preventivas em 5 mil km de rede aérea.

A área de automação contou com a instalação de cerca de 1.182 equipamentos de telecontrole, somando atualmente quase 10 mil dispositivos desta natureza na concessão, os quais diminuem a duração e a quantidade de clientes impactados em eventuais interrupções do fornecimento.

Linhas subterrâneas

Em 2022 a Enel SP iniciou e/ou concluiu obras estruturais para ampliar a capacidade da rede de distribuição e melhorar a qualidade do fornecimento. Entre elas a modernização da Linha de Distribuição Subterrânea (LTS) Centro-Augusta, de 2,8 km e investimento total de R$ 26,5 milhões. Também teve a conclusão da LTS Subterrânea Milton Fornasaro-Jaguaré 3-4 e uma Estação de Transição (ETR) no Jaguaré, zona Oeste da capital paulista.

Entre as obras iniciadas está a LTS Miguel Reale, uma construção que inclui duas linhas de 4,4 km e recursos da ordem de R$ 149,9 milhões, com previsão de ser finalizada em 2024. Os benefícios são estimados para aproximadamente 300 mil consumidores residenciais e comerciais.

Eficiência Energética

Destaque em 2022 para 26 obras de Eficiência Energética, em andamento ou concluídas, por meio de Chamada Pública de Projetos, totalizando R$ 6,5 milhões em investimentos, incluindo a modernização de sistemas de iluminação com trocas de lâmpadas e a instalação de placas solares fotovoltaicas.

Ainda em 2022, a companhia realizou a troca de 9.595 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais econômicos, além de substituir mais de 212.967 mil lâmpadas comuns por modelos LED, que são mais eficientes e economizam até 80% de energia. Na área de reciclagem, o programa ECOENEL atendeu mais de 12 mil clientes com R$ 775.534 mil em bônus na conta de energia. De janeiro a dezembro foram arrecadados 1.810 kg de materiais recicláveis nos dez ecopontos da distribuidora espalhados pela sua área de concessão.

Fonte: Canal Energia