Dia Mundial da Energia, vamos refletir!

O Dia Mundial da Energia é celebrado anualmente em 29 de maio. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar energia no dia-a-dia, tanto de nossas residências, como no comércio, na indústria e na iluminação pública, e ainda incentivar o uso de energias renováveis, como o vento e a luz solar.

O Dia Mundial da Energia surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981.

Nesta data, em todo o mundo, são organizadas dezenas de atividades de conscientização. Cada pessoa pode fazer a sua parte para evitar o desperdício de energia, como aproveitando ao máximo o uso da luz natural (do sol) e comprando eletrodomésticos com classe energética mais eficiente.

Separamos algumas dicas para evitar o desperdício de energia:

• Desligar as luzes dos cômodos da casa que não estão sendo usados;
  • Não abrir a porta da geladeira por repetidas vezes;
  • Trocas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
  • Secar suas roupas ao sol e vento;
  • Separar o lixo doméstico;
  • Usar máquina de lavar com carga completa e temperatura baixa;
  • Diminuir o uso de papel e aproveitar mais os recursos online.

Onde gastamos energia?

Uma oportunidade de refletirmos como podemos economizar a energia do dia-a-dia, tanto de nossas residências, como no comércio, na indústria e na iluminação pública.

CURIOSIDADES

Energia Limpa

Energia Limpa é uma energia sustentável. Ou seja, seu uso atende as necessidades de hoje, sem comprometer o amanhã.

A energia limpa vem de fontes renováveis. De todas as fontes de energia renovável, a mais conhecida talvez seja a energia que aproveita o movimento da água, gerando eletricidade. A Usina de Itaipu é o modelo mais conhecido. A Itaipu Binacional produz energia elétrica suficiente para iluminar o mundo inteiro durante mais de 13 horas.

Energia Eólica

A energia eólica, por exemplo, é uma das fontes mais limpas de produção de energia, utilizando o potencial dos ventos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica, o potencial de produção de geração deste tipo de energia é o triplo do que é gerado atualmente.

Bio Energia

Há também a energia proveniente da biomassa, a bioenergia. Nesta tecnologia, a energia é gerada a partir de massas biológicas, como esterco dos animais. O bagaço gerado pelas usinas de cana-de-açúcar também são outro exemplo de utilização de biomassa para a geração de energia.

Energia Solar

A geração de energia elétrica por meio da energia solar é uma das formas de energia renováveis mais populares. Segundo a ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o potencial de geração de energia solar no Brasil seria suficiente para atender a demanda de energia elétrica de 170 países do tamanho do nosso.

EMPRESAS LÍDERES DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL EM 2022

O Brasil é um dos países que lideram a geração de energia hidrelétrica, depois da China. O crescimento de companhias elétricas no país é surpreendente, assim como o desenvolvimento da Enel, uma das maiores empresas do setor de energia do Brasil, agora, líder no setor elétrico brasileiro.

Uma pesquisa publicada pela Statista, revelou uma lista com mais de 25 empresas líderes de energia elétrica no Brasil, com base na receita líquida gerada.

Destacamos Top 3: maiores empresas de energia do Brasil

A primeira colocada nesta lista é a Enel Brasil, que gerou mais de R$36 bilhões em receita, e se tornou uma das maiores companhias elétricas da América Latina, ocupando a oitava posição das dez primeiras colocadas.

Já na segunda posição com o melhor desempenho ficou a Neoenergia, do grupo espanhol Iberdrola, com pouco menos de R$ 32 bilhões, e a CPFL Energia, que até então era líder e ficou em terceiro lugar, com mais de R$ 29 bilhões.

Fonte: SindiEnergia