Enel instala 40 árvores solares na Grande São Paulo

Enel instala 40 árvores solares na Grande São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua na Grande São Paulo, já instalou 40 árvores solares em sua área de concessão. A iniciativa é voltada ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica. Ao todo, a Enel Distribuição São Paulo já investiu mais de R$ 1,7 milhão no projeto.

A estrutura possui dimensões que lembram uma árvore: cerca de três metros de altura e pouco mais de quatro metros de largura. Por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica e possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam os locais carregarem dispositivos, por exemplo.

20Dentre os locais que contam com o equipamento estão praças e parques públicos da capital, de Santo André, Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. Além da Universidade Federal do ABC, no Campus São Bernardo do Campo e Santo André, na Santa Casa e Hospital das Clínicas de São Paulo, e na Prefeitura e na Unidade de Pronto Atendimento de Rio Grande da Serra.

Devido ao seu formato, com cinco folhas e iluminação decorativa em LED, também compõem de forma harmoniosa a paisagem dos ambientes onde estão sendo instaladas. A intenção é contribuir para a promoção da eficiência energética e o uso racional dos recursos energéticos.

O projeto das árvores solares está alinhado aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 — Energia Limpa e Acessível e com o ODS 9 — Inovação de Infraestrutura.

A instalação das árvores solares está sendo financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Programa de Eficiência Energética da Enel Brasil existe desde 1998, e já investiu aproximadamente R$ 1,6 bilhão em 895 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

 

Fonte: Enel