Seminário Transação Tributária: Aspectos Práticos e Desafios para 2023

A transação tributária é atualmente um dos mais relevantes mecanismos de solução consensual de controvérsias entre a União e o contribuinte. Até julho de 2022, foram transacionados R$ 184,3 bilhões em débitos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), gerando uma arrecadação de R$ 14,5 bilhões. Os números foram divulgados em projeto de pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Tributação do Insper.

O evento, no dia 17 de março,  pretende abrir novas possibilidades para o assunto, debater questões práticas e encaminhar sugestões de aperfeiçoamento, visando ampliar a utilização da transação em 2023.

Inscrições:

Link de inscrição presencial

Link de inscrição on-line

PROGRAMA (*)

13h30 – Credenciamento

14h às 14h30 – Abertura

• Helcio Honda, Diretor Titular do Departamento Jurídico do Ciesp (Dejur)
  • Nino Toldo, Desembargador Federal, Diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
  • Marcio Cezar Janjacomo, Conselheiro Efetivo do Conselho Secional da OAB SP

14h30 às 17h30 – Exposição: “TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA – Aspectos Práticos e Desafios para 2023”

Palestrantes:

• Anelize Almeida, Procuradora-Geral da Fazenda Nacional
  • João Grognet, Procurador-Geral Adjunto da Dívida Ativa da União e do FGTS
  • Lana Borges Câmara, Procuradora-Geral Adjunta de Representação Judicial

Mediadora:

• Rita Dias Nolasco, Procuradora da Fazenda Nacional, Adjunta da Direção da Escola Superior da AGU, Doutora em Direito pela PUC SP.

Debatedores:

• Robson Maia Lins, Advogado, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP; Professor de Direito Tributário da PUC-SP e do IBET-Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.
  • Mary Elbe Queiroz, Advogada, Pós–Doutora em Direito Tributário pela Univ. de Lisboa e Doutora em Direito Tributário pela PUC-SP.
  • Karem Jureidini Dias, Advogada, Doutora e Mestre em Direito Tributário pela PUC SP.
  • Tácio Lacerda Gama, Advogado, Livre-docente em Direito Tributário pela PUC-SP e professor de Direito Tributário da PUC SP e do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.
  • Maria de Fatima Cartaxo, Advogada, Doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo. Ex-auditora Fiscal da SRFB.
  • Valdir Simão, Advogado, Doutorando em Direito pela Univ. de Salamanca, Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Univ. de Alcalá. Ex-Secretário-Adjunto da Receita Federal.
  • Paulo Ricardo de Souza Cardoso, Advogado, Especialização em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Ex-auditor fiscal da SRFB.
  • Renata Souza Rocha, Advogada, Mestre em Direito Internacional pela Univ. de Toulouse – Capitole 1- França, Especializações em Direito Tributário pela PUC-SP e em Direito Empresarial pela FGV-SP.

• Helcio Honda, Diretor Titular do Departamento Jurídico do Ciesp

(*) Programação sujeita a alteração