Seminário: Lançamento do Anuário de Mercados Ilícitos 2018-2022

Seminário: Lançamento do Anuário de Mercados Ilícitos 2018-2022

A Fiesp realizará um seminário para o lançamento do Anuário de Mercados Ilícitos , onde serão apresentados os resultados do monitoramento anual, obtidos através de análise de cenários sobre atividades, impactos e perspectivas do comércio ilícito, visando elevar o nível da discussão e incentivar a melhor compreensão sobre os riscos e respectivas medidas preventivas e repressivas acerca do tema.

 

07 DE DEZEMBRO DE 2022

9h* ÀS 12h15

*Credenciamento 8h30

 

Sobre o anuário

Criado em 2016, o Anuário de Mercados Ilícitos Transnacionais da FIESP é referência mundial quando o assunto é a evolução e os impactos da atividade criminal sobre o setor produtivo brasileiro.

Esta edição traz ainda uma novidade: o monitor de mercados ilícitos FIESP, um dashboard de local intelligence com dados espaciais sobre a incidência de eventos criminais dos mercados ilícitos, com atualizações mensais e bimestrais.

 

Descubra como o crime aprisiona o desenvolvimento do país.

 

Faça sua inscrição, clique aqui.

07

PROGRAMA

 

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura Institucional

9h20 – Apresentação do Anuário de Mercados Ilícitos 2018-2022

Evolução dos mercados ilícitos no Estado de SP, a partir do levantamento do Observatório de Mercados Ilícitos do DESEG da FIESP, e seus impactos diretos e indiretos na sociedade.

Pesquisa de vitimização 2021 da indústria do Estado de SP: Entenda o cenário do custo do crime para os negócios.

 

10h00 – Painel 1: O desafio de monitorar os impactos dos Mercados Ilícitos na indústria e na sociedade.

Considerando que os mercados ilícitos atuam nas “sombras”, sem uma estrutura capaz de monitorá-lo continuamente, ficamos apenas “enxugando o chão com a torneira aberta”. Iniciativas como o OMI, TFCIT/OCDE e a TRACIT, superam a barreira da informação e permitem não só medir mercados ilícitos e suas externalidades, como a violência e o subemprego, como direcionar a construção de soluções e mensurar seu desempenho (accountability/empoderamento da sociedade civil e do setor produtivo).

  • Moderador: João Henrique Martins, Cientista Político especializado em economia ilícita e Coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP.
  • Leandro Piquet Carneiro, Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs)
  • Fabio Bechara, Procurador do Ministério Público de São Paulo
  • Esteban Giudici, Senior Policy Advisor at the Transnational Alliance to Combat Illicit Trade (TRACIT) (Palestrante internacional)

 

10h50 – Painel 2: O controle de Mercados Ilícitos no Brasil – Onde precisamos avançar?

Quais soluções estão em curso para controle e mitigação dos mercados ilícitos e seus principais desdobramentos, como a violência e o subemprego? O que é preciso fazer para melhorá-las/ampliá-las?

  • Moderador: João Henrique Martins, Cientista Político especializado em economia ilícita e Coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP.
  • Controle Logístico: Tenente Coronel PM Pedro Luís de Souza Lopes, Comandante do 6º. Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo
  • Descapitalização das Quadrilhas: Adriano Mellega, Promotor de Justiça, GAECO, Núcleo Franca/SP
  • Mudança da legislação penal: Capitão Derrite, Deputado Federal
  • Convidado Especial – Experiências Internacionais: David Luna, Executive Director, International Coalition Against Illicit Economies (ICAIE), Chairman of Business at OECD Anti-Illicit Trade Expert Group (AITEG), and former U.S. Diplomat and National Security official

 

12h15 – Encerramento

 

Fonte: Fiesp