Prefeitura de SP fecha parceria com Enel em projeto de R$ 8 bilhões para ônibus elétricos

A Prefeitura de São Paulo anunciou parceria com a Enel, fornecedora de energia, para o projeto de eletrificação da frota de ônibus até 2024. Segundo o site Diário do Transporte, com o acordo, a prefeitura conseguirá financiamento para o projeto de R$ 8 bilhões. Na terça-feira, 8, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes recebeu representantes da Enel X, de montadoras de ônibus e da SPTrans para tratar do plano de substituição da frota de ônibus a combustão por modelos não poluentes.

Segundo a prefeitura, a Enel X é uma das principais interessadas no projeto e deve auxiliar empresas em questões logísticas, de infraestrutura e na viabilização de veículos elétricos com base na sua experiência na América Latina.

A gestão municipal tem como meta aumentar de 2% para 20% a quantidade de ônibus totalmente elétricos da frota até 2024, em cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas. A promessa é de 2.600 modelos elétricos rodando nas ruas da capital paulista nos próximos anos. Atualmente, são apenas 219 ônibus elétricos (201 trólebus e 18 movidos a bateria).

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, a parceria com a Enel foi decisiva porque o município e as empresas de ônibus não conseguem bancar a eletrificação da frota nos próximos anos. “A Enel se dispôs a assumir esse risco econômico de entrar como lastro e como parceira da cidade de São Paulo no financiamento desses carros. Até porque eles vendem a energia e têm interesse em uma energia limpa. Então formou-se assim a parceria perfeita”, disse Leite ao Diário do Transporte.

Fonte: Automotive Business