CPFL nas Escolas – Energia em Jogo, ação educativa para alunos e professores

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo, ação educativa para alunos e professores

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do estado de São Paulo que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e seus familiares.

Uma ação educativa direcionada a professores e estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do estado de São Paulo.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta da ação é que educadores e alunos interajam com os conceitos de energia elétrica e eficiência energética, suas práticas de conservação e a utilização racional dos recursos e meio ambiente. Esta é a dinâmica no projeto “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo”, uma iniciativa da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga, que dissemina muito conhecimento sobre o por meio das carretas itinerantes aos municípios visitados, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento aos jovens beneficiados.

Entre as atividades praticadas durante a visitação das carretas aos municípios, estão ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, em que os alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas formas de energia, – seja por meio de jogos digitais com recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro ou mesmo experimentos ligados à ciência. De acordo com Letícia Dotta, gestora do projeto pelo grupo CPFL, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no projeto “CPFL nas Escolas” e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia.

A metodologia de CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessário para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.

Os estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de operações intelectuais indispensáveis para adquirir conhecimento científico, nas quais são desenvolvidas habilidades sobretudo relacionadas à OBSERVAÇÃO.

 

Saiba mais em https://www.cpflnasescolas.com.br/

 

Fonte: CPFL