Enel São Paulo investe mais de R$ 4 bi em melhorias e novas tecnologias

Com o avanço da urbanização e da eletrificação nesta década, especialmente nos grandes centros urbanos, as redes de energia terão um papel ainda mais relevante na vida das pessoas. Além de essenciais para a prestação de um serviço de distribuição de energia com confiabilidade e qualidade, as redes serão protagonistas de outras transformações, como o aumento do uso de veículos elétricos e a expansão da micro e mini geração distribuída, em que o consumidor também gera a sua energia, interagindo de forma direta com as distribuidoras. A Enel entende a responsabilidade de atuar como agente da transição energética e, por isso, aposta na tecnologia para digitalizar sua rede, melhorar a qualidade do serviço prestado aos cerca de 8 milhões de clientes em São Paulo e preparar a principal região metropolitana do país para o futuro da energia.

“Temos o desafio de impulsionar a eletrificação e a descarbonização e entendemos que a inovação é a ferramenta que nos permite acelerar este processo em busca de processos, produtos e soluções que tornem a transição energética mais rápida e efetiva”, explica Gino Celentano, Responsável por Enel Grids Brasil. “Por isso, temos investido fortemente em iniciativas para acelerar a digitalização das redes no país, com foco na qualidade do serviço aos clientes. A digitalização é um dos exemplos mais claros de como a tecnologia com foco no cliente gera resultados”, ressalta.

A inovação é fundamental para lidar com a complexidade de manter em funcionamento uma rede com mais de 43 mil quilômetros em 24 municípios da capital e grande São Paulo, 24 horas por dia. Desde que assumiu o controle da distribuidora, há quatro anos, a Enel São Paulo investiu mais de R$ 4 bilhões para digitalizar e transformar sua rede em uma das mais modernas do País. Hoje, quase 100% da rede está digitalizada, com impactos positivos diretos na qualidade do fornecimento de energia e na agilidade para lidar com eventuais interrupções do fornecimento.

A Enel São Paulo já instalou mais de 5 mil quilômetros de rede compacta (Spacer Cable), além de 13 mil equipamentos de telecontrole na sua área de concessão. É como ter um equipamento controlando a rede a cada dois quilômetros. Praticamente todo o sistema de distribuição na área atendida pela Enel conta com equipamentos de automação, que permitem a reconfiguração automática da rede para restabelecer a maior quantidade de clientes no menor tempo possível (restabelecimento antes de 3 minutos) em caso de interferências ou interrupção na rede. Só em 2022, a automação evitou a interrupção de energia para mais de 4 milhões de clientes.

“Hoje as equipes só atuam em campo em ocorrências que de fato precisam de eletricistas no local, como é o caso da queda de árvores ou abalroamento de veículos em postes”, explica Gino. Além dos investimentos na modernização dos equipamentos e digitalização da rede, a Enel investe em tecnologia e em prevenção também para minimizar os impactos destes fatores externos, como a queda de galhos e árvores sobre a fiação. Desde 2018, a distribuidora já realizou mais de 1,5 milhão de podas, sendo 146 mil só nos primeiros cinco meses deste ano. A empresa também instalou mais de 90 km de cabos mais resistentes à interferência da vegetação e utiliza um caminhão especial para a poda mecanizada. Com ele, é possível fazer a poda dos galhos que estão próximos à rede elétrica com mais precisão, agilidade e muito mais segurança.

Para acompanhar o crescimento do mercado consumidor e reforçar a capacidade de distribuição de energia do sistema elétrico, trazendo mais flexibilidade operacional, a companhia investiu também na expansão do parque elétrico (subestações, linhas de subtransmissão e circuitos de distribuição) e hoje conta com 162 subestações na área de concessão. Ainda para este ano, estão previstas a conclusão de outras obras importantes subestações, como Sumaré, Paulicéia e Itapevi, representando mais um importante avanço para atender a carga e a população local.

Nos próximos meses, a empresa continuará trabalhando e investindo para tornar o sistema cada vez mais robusto e reafirmar o compromisso com a confiabilidade e a qualidade do serviço para entregar energia de qualidade aos quase 8 milhões de clientes atendidos.

Medidores inteligentes

Como parte dos esforços para promover novas tecnologias e preparar São Paulo para as redes do futuro, a Enel iniciou a implantação de medidores inteligentes, utilizando a expertise global do Grupo Enel para fortalecer localmente a cadeia necessária para a implementação desta tecnologia em larga escala no futuro.

O projeto tem investimento de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e prevê a instalação de 300 mil medidores nos bairros de Pirituba, Perus, Freguesia do Ó e Brasilândia até o final desse ano. A primeira parte do projeto com 150 mil medidores já foi concluída e a segunda fase teve início em maio.

Os equipamentos integram uma solução digital inovadora, desenvolvida com tecnologia Enel, que permite aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e remota. Também possibilita à distribuidora executar algumas atividades remotamente, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do serviço.

“Com os medidores inteligentes, promovemos a digitalização de ponta a ponta em toda a cadeia do setor elétrico, permitindo que os consumidores gerenciem melhor seu consumo de eletricidade, além da possibilidade de terem acesso a novos serviços”, explica Gino.

Rede automatizada

» 43 mil km de rede