Enel São Paulo conclui primeira fase da obra subterrânea na nova linha de distribuição no Ipiranga

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, finalizou 100% da primeira fase da obra da nova rede de distribuição subterrânea de energia no bairro do Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. Só nesta fase inicial do projeto, que tem como objetivo realizar a conversão da rede elétrica aérea para subterrânea – para melhoria do fornecimento de energia na região -, foram empregados mais de 90 colaboradores próprios e contratados na construção da rede abaixo do solo com a implantação de 208 caixas subterrâneas, mais de 15 quilômetros de cabos de média e baixa tensão e 9,5 quilômetros de dutos instalados.

“Ao todo estamos investindo R$ 10 milhões nesta nova linha de distribuição subterrânea no Ipiranga. Sabemos da importância desta região para São Paulo e ao final da obra vamos ter contribuído também para a revitalização do entorno do Museu do Ipiranga”, afirma Vincenzo Ruotolo, responsável pela área de Infraestrutura & Redes da Enel Distribuição São Paulo.

Além da construção da rede subterrânea, a Enel São Paulo já contabilizou também a retirada de 64 postes da vizinhança, beneficiando também o Museu do Ipiranga, reinaugurado em 7 de setembro. Está previsto para o próximo mês a remoção de outros 41 postes que no momento aguardam a ação das empresas de telefonia para a retirada de seus fios nos postes da Enel.

Com a conclusão das fases 1 e 2, o total de postes extraídos do bairro do Ipiranga será de 260, em uma extensão de 3,6 quilômetros de vias do bairro. “A retirada dos postes vai valorizar ainda mais um dos mais tradicionais bairros de São Paulo e permitir uma maior mobilidade dos pedestres nas calçadas. A segunda fase da obra prevê a instalação de transformadores de superfície, beneficiando no final das duas fases 880 clientes, incluindo residências e pequenos comércios”, completa Vincenzo Ruotolo, executivo da Enel São Paulo.

A obra vai beneficiar locais de grande movimentação, além do Museu do Ipiranga, como: o Museu de Zoologia, Capela Sagrada Família e Santa Paulina e o Hospital do Ipiranga também serão beneficiados com a obra.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Fonte: Enel