ABCE alerta para importância da cibersegurança no setor elétrico

ABCE alerta para importância da cibersegurança no setor elétrico

Associação realizará, no dia 21 de setembro, o Workshop ABCE “Cybersecurity no Setor Elétrico”, para aprofundar discussões sobre a temática no Brasil.

O presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Vivan, acredita que a digitalização das redes de energia e a internet das coisas trarão maiores riscos de ataques cibernéticos no Brasil. Ele aponta para a necessidade de as empresas de energia estarem preparadas para enfrentar esses riscos, que podem trazer problemas mais críticos na prestação do serviço, bem como prejuízos em caso de vazamento de dados.

Para intensificar as discussões iniciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último ano, com a publicação da Resolução Normativa 964, sobre a cibersegurança no setor, a ABCE realizará, no dia 21 de setembro, o Workshop “Cybersecurity no Setor Elétrico”. O evento será realizado virtual e gratuitamente, das 9h30 às 12h.

Vivan alerta que ataques hackers são frequentes no mundo, cresce cada vez mais no Brasil e o setor elétrico precisa estar atento e com planos de contingências bem elaborados. “Com a cada vez maior digitalização de redes e a internet das coisas, qualquer medidor de energia será uma porta de entrada. Além da política de segurança determinada pela ANEEL, há necessidade de conscientização, treinamento, preparo e atualização constantes dos colaboradores em relação às questões de segurança cibernética, para evitar, enfrentar ataques e mitigar suas consequências.”

Durante o evento, especialistas de Israel, que integraram a agência de inteligência em cibersegurança do país, a empresa de energia local e atualmente assessoram o governo israelense; o sócio de cybersecurity da E&Y; e executivos responsáveis pela segurança cibernética da SPIC Brasil e da Neoenergia traçarão um panorama sobre o tema e seu estágio em âmbito internacional, nacional e no setor elétrico, passando pela norma da ANEEL, e abordarão questões de proteção de dados, ataques hackers, desafios e mitigação de riscos.

Serão três painéis, o primeiro sobre a experiência israelense com os especialistas Ofir Hason e Yigal Unna. O segundo será sobre proteção de dados e desafios da cibersegurança, com o sócio de Cybersecurity da Ernest & Young, Marcos Semola. Por fim, os representantes da SPIC, Marcos Adam, e da Neoenergia, Heron Fontana, falarão sobre a situação atual da cibersegurança no setor elétrico brasileiro.

 

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXg_KKJiJh8dPj4zTnJAoiBoQmQRrwVM_-nmUfdPkrf2-vZw/viewform?usp=pp_url