Morre aos 83 anos, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente do SINDIENERGIA

É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente do SINDIENERGIA – Sindicato da Industria da Energia no Estado de São Paulo, ocorrido no dia 1º de maio.

Moreira Ferreira era paulistano, advogado ligado ao setor de energia elétrica e presidiu a antiga Companhia Paulista de Energia Elétrica, que nos anos 1960 atendia 18 municípios do interior paulista.

Dr. Carlos teve uma história longa e profícua em defesa das empresas paulistas de energia, além da sua destacada atuação à frente da FIESP – Federação da Indústria do Estado de São Paulo, e no nível nacional, junto à CNI- Confederação Nacional da Industria. Foi eleito deputado federal nas eleições gerais de 1998 pelo PFL, no estado de São Paulo.

Moreira Ferreira exerceu dois mandatos como presidente da Fiesp e do Ciesp (1992-1998) e comandou, com segurança e firmeza, as entidades num momento muito desafiador para o Brasil com o impeachment do presidente Fernando Collor, hiperinflação, sobrevalorização do real, juros muito elevados e abertura do mercado brasileiro. Defendeu bandeiras importantes, como a quebra de monopólios estatais e reformas estruturais (administrativa, previdenciária e tributária).

Na sua gestão foi lançado o programa de educação a distância do Sesi-SP e do Senai-SP, Telecurso 2000, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e transmitido pela TV. Voltado à formação básica e ao ensino profissionalizante, o programa teve amplitude nacional e atingiu cerca de 30 milhões de brasileiros fora do sistema escolar.

Dr. Carlos teve diversas passagens pelo SINDIENERGIA, sempre atuando na defesa das empresas associadas, seja em nível Estadual como Nacional, com contribuições que objetivaram o desenvolvimento e crescimento do setor elétrico.
1971 a 1974 – Vice Presidente
1974 a 1977 – Tesoureiro
1977 a 1980 – Presidente
1989 a 2001 – Presidente
2016 a 2019 – Vice Presidente
2019 até o presente momento – Presidente

Moreira Ferreira deixa um legado para o Brasil, será uma eterna referência como líder setorial das indústrias e empresas do setor de energia.

BIOGRAFIA

Profissões: Advogado; Empresário; Agropecuarista

Mandatos (na Câmara dos Deputados):
Deputado(a) Federal – 1999-2003, SP, PFL, Dt. Posse: 01/02/1999.

Proposições de Autoria do Deputado

Proposições Relatadas pelo Deputado

Proposições Relatadas Transformadas em Norma Jurídica

Atividades Partidárias:
Membro Titular, Diretório Nacional do PFL, Brasília, DF, 1999-; Membro Titular, Diretório Regional do PFL, São Paulo, SP, 1999-; Membro Titular, Conselho Consultivo do PFL, São Paulo, SP, 1999-; Presidente, Comissão Provisória do PFL de Brotas, SP, 2002-..

Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS – Legislaturas anteriores à 54ª:COMISSÕES PERMANENTES: Constituição e Justiça e de Redação: Titular, e Suplente; Educação, Cultura e Desporto: Suplente; Finanças e Tributação: Suplente; Minas e Energia: Primeiro Vice-Presidente, e Titular-.COMISSÕES ESPECIAIS: ALCA – Área de Livre comércio das Américas: Titular-; PEC nº 85/99, FEF: Tilular; PEC nº 89/95, Número de Vereadores: Suplente-; PEC nº 136/99, Inativos: Tilular; PEC nº 175/95, Altera o Capítulo do Sistema Tributário Nacional: Titular-; PEC nº 277/00, Combustíveis: Titular-; PEC nº 407/01, Prorrogação da CPMF: Titular-; PEC nº 474/01, Imposto Único Federal: Titular-; PEC nº 618/98, Patrimônio Genético: Titular-; PEC nº 639/99, Proíbe Reeleição: Tilular-; PLP nº 18/99, Responsabilidade Fiscal: Titular; Amenizar Tributação Cumulativa, Titular.COMISSÕES EXTERNAS: Cimeira Mercosul/União Européia: Titular.CPI: BANESPA: Titular.

Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Assistente de Administração, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, SP, 1957-1960; Diretor Presidente, Companhia Paulista de Energia Elétrica, 1963-1991, Companhia Sul-Paulista de Energia Elétrica, 1978-1991, e Companhia Jaguari de Energia, 1983-1991, SP; Sócio, Escritório de Advocacia Moreira Ferreira e Portugal Gouvêa, São Paulo, SP, 1969-; Sócio, Esteio Assessoria e Serviços Auxiliares SC Ltda., São Paulo, SP, 1974-; Diretor Licenciado da Empresa Elétrica Bragantina S.A., 1999..

Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:
Presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, SP, 1993-1998; Presidente, Sindicato da Energia Elétrica do Estado de São Paulo, SP, 1989-2001; Presidente, Inst. Roberto Simonsen, São Paulo, SP, 1993-1998; Primeiro-Vice-Presidente, Confederação Nacional da Indústria, Brasília, DF, 1995-; Presidente Interino, Sistema CNI (CNI, SESI/DN, SENAI e IEL), Brasília, DF, 1999-2001; Delegado na CNI, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, SP, 2001-; Membro Nato, Diretoria Plenária do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; Membro, Centro de Voluntariado de São Paulo.; Membro, Conselho de Administração, CESP, São Paulo, 1977-1978; Presidente, Conselho de Administração, 1978-1998, e Conselho Consultivo, 1991-1998, Companhia Paulista de Energia Elétrica, São Paulo, SP; Presidente, Conselho de Administração, 1978-1998, e Conselho Consultivo, 1991-1998, Companhia Sul-Paulista de Energia, São Paulo, SP; Membro, Conselho Fiscal, ELETROBRÁS, São Paulo, SP, 1983-1986; Presidente, Conselho de Administração, 1983-1998, e Conselho Consultivo, 1991-1998, Companhia Jaguari de Energia, São Paulo, SP; Presidente, 1986-1987, e Membro, 1987-1990, Conselho Diretor da Ação Comunitária do Brasil, São Paulo, SP; Conselho de Administração, Fund. Bienal de São Paulo, SP, 1986-1989; Membro, Comissão Executiva do Conselho Regional do Estado de São Paulo, ABPA, São Paulo, 1999-2002; Presidente, Conselho de Administração do Investe Brasil, Brasília, DF, 2000-; Presidente, Conselhos Regionais de São Paulo, SENAI e SESI, 1993-1998; Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, Brasília, DF, 2001-2002; Presidente, COF, Brasília, DF, 2001-2002; Presidente, Conselho de Administração da APEX, Brasília, DF, 2001-2002; Membro, Conselho Diretor do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional, Brasília, DF, 2001-2004; Membro, Conselho Honorífico, Museu de Arte Contemporânea, USP; Membro, Conselho Curador, Fund. Criança; Membro e Presidente Emérito, Conselho do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo; Conselho de Administração, Fund. Gastão Vidigal de Estudos Econômicos..

Estudos e Cursos Diversos:
Direito, USP, São Paulo, 1956-1962..

Obras Publicadas:
FERREIRA, Carlos Eduardo Moreira. Uma luta de todos os dias: produção, emprego, educação. São Paulo: Lisa, 1998. 176 p..