Enel transforma a Vila Olímpia no primeiro bairro digital de SP

Enel transforma a Vila Olímpia no primeiro bairro digital de SP

A Enel SP está celebrando dois anos do Urban Futurability, o projeto de transformação digital que está tornando a Vila Olímpia, na zona sul da capital, em um bairro digital e sustentável. Na região, a distribuidora está investindo R$ 125 milhões em mais de 40 iniciativas tecnológicas, financiados com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, que beneficiam 300 mil clientes na região.

Segundo a distribuidora, entre os destaques está a digitalização de 150 km da rede elétrica da Vila Olímpia. Com uma réplica digital tridimensional da rede, denominada Digital Twin, e instalação de sensores, a Enel está coletando informações sobre as condições do sistema para mapear possíveis falhas antes que ocorram, como a proximidade da vegetação na rede elétrica, qualidade dos equipamentos e da própria fiação. Ao todo, 40 sensores foram instalados para monitoramento de tensão e corrente elétrica dos transformadores. Outros 100 sensores monitoram a abertura das bases fusíveis permitindo identificar o local em que ocorrerão possíveis falhas no fornecimento de energia.

Esses equipamentos realizam um processo de abertura quando identificam uma situação anormal às condições operacionais da rede elétrica que impede que o defeito se alastre pelos circuitos, evitando riscos. O sensoriamento permite identificar esta abertura em tempo real, possibilitando maior agilidade no atendimento aos clientes. No total serão instalados 2.500 sensores na rede. A distribuidora também está convertendo um trecho da rede elétrica aérea para subterrânea, como parte de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e as concessionárias de serviços públicos para o enterramento de cabos na capital paulista. No total, são 2,4 quilômetros de obras de conversão e 1,2 km de cabos enterrados. Neste trecho, mais de 300 postes foram removidos e 100 árvores plantadas, espécies adequadas para acompanhar o crescimento urbano.

 

Fonte: Canal Energia