A CPFL Energia aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que incentiva o compromisso público com valores éticos e de tolerância zero com a corrupção no meio empresarial. O Grupo formalizou sua participação em dezembro e já concluiu a autoavaliação prevista no programa, que analisa processos internos voltados à prevenção, detecção e correção de desvios, além da gestão de riscos e da promoção de condutas conscientes.
“Ao aderir ao Pacto Brasil, o Grupo CPFL Energia reafirma que ética, transparência e respeito às pessoas, ao meio ambiente e às leis são valores inegociáveis na condução dos nossos negócios. Representa mais um marco na consolidação do nosso Programa de Integridade”, afirma Felipe Zaia, diretor de Auditoria, Riscos, Integridade e DPO do Grupo CPFL.
Para Zaia, a assinatura também fortalece a reputação institucional da CPFL, sinalizando solidez ao mercado e contribuindo para a atração de parceiros, fornecedores e talentos alinhados aos mesmos valores. Reduzir riscos e viabilizar mais acesso a capital e oportunidades comerciais são outros benefícios associados à adesão. “Reforçamos nosso papel como agente ativo na promoção de práticas empresariais éticas e responsáveis”, destaca.
A CPFL Energia autorizou a divulgação de sua autoavaliação pela CGU, etapa facultativa às empresas participantes, informa o diretor. “A autorização reforça nosso comprometimento com a clareza, a prestação de contas e a evolução permanente das nossas práticas de integridade, permitindo que a sociedade acompanhe os avanços do nosso programa”, conclui Zaia.
Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
O Pacto Brasil da CGU abrange princípios da Lei 12.846/2013, a Lei Anticorrupção, que estabeleceu no País os fundamentos do Programa de Integridade e seus critérios de avaliação no ambiente empresarial, e ampliou o escopo com eixos como preservação ambiental, direitos humanos e trabalhistas, combate ao assédio, à violência de gênero e a práticas discriminatórias. A adesão é voluntária e atualmente cerca de 780 empresas integram o programa.
ISO 37001
Em linha com o fortalecimento de seus compromissos públicos de integridade empresarial, a CPFL Energia obteve recentemente a recertificação da ISO 37001, norma internacional que valida sistemas de gestão antissuborno adotados pelas organizações para prevenir, detectar e combater a corrupção.
Fonte: CPFL Energia

