O diretor presidente da ABCE e do SindiEnergia, Alexei Vivan participou de entrevista à Rádio CBN, para comentar as determinações do presidente Lula, que acionou a AGU, a CGU e o MME para apurar as providências adotadas pela ANEEL e pela Enel, em razão do apagão em São Paulo.
Alexei destacou que a caducidade da concessão e a troca da concessionária não parecem a solução mais adequada se a infraestrutura elétrica for a mesma (área densamente povoada, rede aérea, não construída para suportar a nova realidade climática, sob arborização inadequada). Por mais resistente que seja, a rede não suporta a queda de uma árvore, quanto mais de várias. Além disso, o processo de caducidade é complexo, custoso, depende de análise técnica criteriosa, que tem sido feita pela ANEEL.
Alexei sustenta que o caminho mais eficaz seria a renovação da concessão condicionada a compromissos rígidos e bem definidos de investimentos, com prazos, prestação de contas, fiscalização efetiva e penalidades severas em caso de descumprimento. Há lei e regras da ANEEL para embasarem essa solução. Já que não se pode evitar a interrupção do fornecimento, a religação da energia deve ser rápida, eficaz e atender aos prazos regulatórios.
🎧 Confira o áudio completo da entrevista no link: https://drive.google.com/file/d/1Mm1minUxTahEwAxenzdG5Q0HkS5hO16r/view

