CPFL Energia: reconhecimento duplo reforça liderança em governança e sustentabilidade no setor elétrico

CPFL Energia: reconhecimento duplo reforça liderança em governança e sustentabilidade no setor elétrico

A CPFL Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro com 112 anos de história, consolida sua posição de destaque ao ser duplamente reconhecida por sua excelência em governança corporativa e iniciativas de sustentabilidade. Pela primeira vez, a companhia foi eleita campeã na categoria Governança Corporativa do  Anuário Época NEGÓCIOS, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral. Essa nova conquista soma-se ao histórico de sucesso, reafirmando o título de Melhor Empresa de Energia nos anos de 2023 e 2024.

O compromisso da CPFL com práticas inovadoras e de impacto positivo foi também celebrado com o Prêmio Eco 2025 da Amcham-Brasil, na categoria Processos. A premiação reconheceu dois importantes cases da companhia:

  • Programa de Restauração Socioambiental: Focado na proteção e regeneração da sociobiodiversidade no Rio Grande do Sul, com um olhar estratégico para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.
  • Programa Arborização + Segura: Uma iniciativa que contribui diretamente para a adaptação às mudanças climáticas e para a promoção da convivência harmônica entre a vegetação e a infraestrutura urbana.

Essas vitórias são um reflexo do compromisso da CPFL em desenvolver e implementar soluções que transformam o futuro dos negócios e da sociedade. Com sede em Campinas, a companhia reforçou suas equipes de campo, a logística de emergência e prevê investimentos que podem atingir a marca de R$ 6 bilhões em 2025, mantendo o patamar do ano anterior. Desse montante, 80% são destinados às suas distribuidoras: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE.

A visão estratégica de longo prazo e a constante aprimoração de seu modelo e das práticas de governança foram cruciais para o reconhecimento da CPFL, tanto no Brasil quanto no exterior. Com suas ações listadas no Novo Mercado da B3 – segmento que agrupa empresas com os mais elevados padrões de transparência e governança –, a CPFL chega a 2025 eleita como a melhor empresa no desafio ESG/Governança entre as 450 companhias avaliadas na pesquisa.

O Plano ESG 2030, lançado em 2022, consolidou 24 compromissos públicos da companhia, incluindo recentemente a resiliência climática para enfrentamento de catástrofes. A CPFL demonstra proatividade ao antecipar metas ambiciosas: a matriz de geração 100% renovável foi alcançada já em 2025, cinco anos antes do previsto, integrando parques eólicos, solares, pequenas centrais hidrelétricas e usinas de biomassa. Além disso, a companhia neutralizou 100% de suas emissões, tornando-se carbono neutro, e superou a meta de redução de gases de efeito estufa (GEE), que caíram 59% em relação a 2021, contra uma meta fixada de 56% até 2030.

Controlada pela State Grid, poderosa corporação chinesa com mais de 1 bilhão de clientes no mundo, a CPFL tem na governança corporativa a espinha dorsal de sua gestão. Gustavo Gachineiro, vice-presidente jurídico e de relações institucionais do grupo, ressalta: “Em 2024, avançamos com ações estruturantes: fortalecemos o sistema de compliance e aprimoramos controles internos. Essas iniciativas consolidaram uma cultura pautada em integridade e accountability.”