A EDP, anunciou a inauguração de uma nova subestação em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, resultado de um investimento robusto de R$ 10 milhões. Este empreendimento faz parte de um complexo de modernização da infraestrutura energética local e promete ampliar em 38% a capacidade de energia disponível para o município.
O projeto incluiu a instalação de um transformador de 25 MVA de potência, elevando a capacidade total do sistema elétrico da cidade para 145 MVA. A nova Subestação (SE) Vila Santa Margarida, estrategicamente localizada no bairro de mesmo nome, servirá como ponto de alimentação para uma futura unidade, a SE Parque Dourado, que está em fase de obras e conta com um aporte adicional de R$ 32,9 milhões.
A expansão da infraestrutura também abrange a conexão da SE Vila Santa Margarida à rede de distribuição local, com a previsão de instalação de mais de 11 km de rede de média tensão. Um destaque é a implementação de cabeamentos com maior proteção e resistência a agentes externos, como a vegetação, reforçando a resiliência do sistema. Além disso, serão instalados 390 postes e um conjunto de 15 equipamentos de seccionamento, proteção e manobras de carga, que operarão de forma automatizada para minimizar o impacto de possíveis intercorrências.
“A EDP tem em seu plano estratégico contribuir efetivamente para que as cidades onde atua se tornem cada vez mais robustas e preparadas para o desenvolvimento socioeconômico dos próximos anos, além de mais resilientes frente à nova realidade climática com eventos cada vez mais severos e frequentes, que impactam significativamente a vida da população, incluindo ao sistema elétrico”, destaca Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.
A modernização tecnológica é um pilar central deste projeto: a operação da SE Vila Santa Margarida será 100% digitalizada. Isso significa que a supervisão, o comando, o controle e a proteção serão realizados de forma remota, diretamente do Centro de Operações Integrado da EDP, garantindo maior eficiência e agilidade na gestão.
A rede de distribuição da EDP em São Paulo já conta com 84 subestações, responsáveis por abastecer mais de 2.2 milhões de clientes em 28 municípios, beneficiando mais de 5 milhões de habitantes. Este novo investimento em Ferraz de Vasconcelos reforça o compromisso da EDP com a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia, impulsionando o desenvolvimento regional e a segurança energética.

