A Neoenergia consolidou sua liderança no mercado ao ser eleita a marca mais valiosa do setor elétrico brasileiro, conforme o renomado ranking Brand Finance 100 2025, divulgado nesta semana. A empresa não apenas se destaca como a primeira do segmento elétrico, mas também garantiu a 52ª posição geral entre as 100 marcas brasileiras mais valorizadas de diversos setores.
O levantamento, conduzido pela Brand Finance Brasil – consultoria de avaliação de marcas credenciada pelo Institute of Chartered Accountants –, analisa o desempenho financeiro das organizações em conjunto com sua relevância social e inovação digital. Em 2025, o estudo também incorporou um recorte específico para atributos ESG (Ambiental, Social e Governança), reforçando a importância de práticas sustentáveis na valoração das marcas.
A ascensão da Neoenergia reflete uma estratégia robusta e consistente, que coloca o cliente no centro do negócio. A companhia tem ampliado seus investimentos focados na melhoria contínua do atendimento, na qualidade da operação da rede e em uma comunicação cada vez mais próxima com seus 17 milhões de clientes, que representam cerca de 40 milhões de pessoas.
“O resultado no ranking reflete como a companhia vem avançando em uma gestão baseada em três pilares: operação de qualidade, proximidade com o cliente e valorização da marca. Esse modelo gera um relacionamento mais estreito e uma conexão mais forte da marca com o cliente que passa a perceber melhor nosso trabalho diário para garantir a qualidade dos serviços”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
Em 2024, a Neoenergia investiu R$ 9,8 bilhões – um crescimento de 10% em relação a 2023 –, com R$ 9,6 bilhões destinados à distribuição e transmissão, visando garantir o fornecimento contínuo de energia e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua.
Inovação e Conexão com o Cliente entre as iniciativas que impulsionaram essa valorização, destacam-se a inauguração, em maio, do Centro Tático de Relacionamento (CTR) em Campinas (SP), e a modernização de todas as lojas de atendimento presencial até o fim do ano. A Neoenergia também criou, no ano passado, uma estrutura dedicada exclusivamente à experiência do cliente.
Com o objetivo de reforçar sua conexão emocional, a campanha “Mais por você”, lançada em março, continua a estreitar o vínculo com o público. “Queremos liderar o mercado de energia como uma empresa inovadora e sustentável que oferece soluções e serviços que proporcionam as melhores experiências a pessoas e empresas em todo país”, diz Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia.
A companhia também investe fortemente em ações de esporte feminino, música e presença digital. A parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que promove a igualdade de oportunidades no esporte nacional, e o patrocínio a atletas do Time Neoenergia, resultaram em um aumento de 284% nas menções da marca em conteúdos digitais de esporte e música em 2024. A Neoenergia é reconhecida como líder no apoio ao esporte feminino entre as empresas do setor elétrico e mantém o protagonismo digital, com o maior número de seguidores no Instagram, LinkedIn e TikTok no segmento.
A música também tem sido uma ferramenta para conscientizar os clientes sobre a segurança da rede elétrica, com campanhas de sucesso no Carnaval (com Carlinhos Brown) e no São João deste ano.