A lista mais recente da Revista TIME, divulgada no final de novembro, demonstra que é possível aliar sustentabilidade e lucratividade. A classificação, que permite a 500 empresas globais, destaques ambientais, sociais e de governança (ESG) juntamente com o desempenho financeiro.
No total, 44 empresas brasileiras foram reconhecidas, com três delas figurando entre as dez melhores: Odontoprev (6ª), que atua no setor de planos de saúde; AES Brasil (7ª), no setor de energia; e a varejista Arezzo&Co (9ª). Este fato é particularmente notável, pois demonstra que empresas de diferentes setores podem integrar a sustentabilidade em seus modelos de negócios e ainda assim alcançar altos níveis de lucratividade.
A metodologia, desenvolvida em parceria com o Statista, avaliou não só o crescimento de receita e a lucratividade das empresas em comparação com os seus concorrentes, mas também fatores como a pegada de carbono e o uso de energia renovável. A TIME ressaltou que metade das empresas premiadas não aparece em outras listas recentes de melhores ou mais sustentáveis do mundo, trazendo uma nova perspectiva para o papel corporativo no cenário global.
Fonte: Portal Tela