Se nos rodeios tradicionais o chapéu e as fivelas são os símbolos do desafio, no Rodeio de Eletricistas da CPFL Paulista, realizado no dia 04 de outubro, em Campinas, quando os protagonistas trocaram esses acessórios por capacetes e equipamentos de segurança. O vencedor foi o morador de Águas de Lindoia, José Augusto Nucci.
Nesta segunda edição do evento, eletricistas de diferentes regiões da área de concessão da CPFL Paulista colocaram suas habilidades à prova, competindo em tarefas que simularam o cotidiano de quem trabalha na manutenção e operação de redes elétricas. As atividades, que exigiam agilidade e uma atenção absoluta às normas de segurança, valorizam os profissionais que cumprem todos os procedimentos e servem como seletiva para o rodeio nacional de eletricistas, que será realizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE), como parte do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), marcado para maio de 2025.
“Nosso objetivo com o rodeio é reforçar, de forma prática e lúdica, o que nossos eletricistas praticam todos os dias em campo, seguindo os procedimentos: realizar suas atividades com segurança e eficiência. Esta é uma oportunidade de celebrarmos e reconhecermos o profissionalismo e a excelência técnica dos nossos colaboradores”, conta Roberto Sartori, diretor-presidente da CPFL Paulista.
A competição reuniu 32 eletricistas experientes das diversas cidades atendidas pela distribuidora, que após atenderem aos pré-requisitos e passarem por uma prova teórica, foram classificados para formar as 16 duplas finalistas. As provas testaram conhecimentos teóricos em operações essenciais, como troca de transformadores, manutenção de redes e isolamento de áreas perigosas.
O Rodeio de Eletricistas da CPFL Paulista está alinhado com a campanha “Guardião da Vida”, iniciativa do Grupo CPFL Energia que promove a conscientização sobre os riscos do contato inadequado com o sistema elétrico. O programa, que existe desde 2019, realiza palestras em escolas e comunidades, alertando sobre os perigos de soltar pipas perto de redes elétricas e cuidados durante reformas e manutenções residenciais.
Fonte: CPFL Energia