FIESP apresenta ao SindiEnergia Programa FAP-RAT-NTEP para redução de custos trabalhistas

A 22ª reunião do Conselho de Administração do SindiEnergia, realizada no dia 08 de agosto, contou com a participação de Dynamene Maria Carvalho Fernandes, da Central de Inteligência da FIESP, que apresentou o programa FAP-RAT-NTEP da FIESP.

FAP (Fator Acidentário de Prevenção) é um multiplicador aplicado às alíquotas do RAT (Risco Ambiental do Trabalho), para determinar o custo da folha de pagamento das empresas. O FAP é calculado por estabelecimento e pode variar de 0,5% a 2,0%. O programa FAP-RAT- NTEP da FIESP é um projeto que apoia as empresas no controle de atestados médicos e afastamentos de funcionários, o que pode contribuir com a redução da tributação sobre as folhas de pagamento.

O programa utiliza um software especializado que coleta, organiza e analisa dados sobre afastamentos, fornecendo informações cruciais para que as empresas possam tomar decisões sobre a segurança e saúde dos trabalhadores. A implementação do programa tem um custo de R$ 2,00 por vida.

Está prevista uma segunda apresentação do programa em setembro, direcionada aos participantes de grupo de estudos do SindiEnergia e aos dirigentes das áreas de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho das empresas associadas ao SindiEnergia.

Fonte: SindiEnergia