Implantação da NF3e em São Paulo: reunião com Subsecretário da Receita Estadual sobre desafios e perspectivas

Em 6 de agosto, o Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo (SindiEnergia), com a presença de representantes das concessionárias de distribuição de energia elétrica do Estado de São Paulo (CPFL, EDP, Enel, Energisa, CPFL e Neoenergia), realizou reunião com o Subsecretário da Receita Estadual, Luiz Márcio de Souza, e integrantes da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, para retomar a discussão sobre a implantação no Estado da Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3e, modelo 66).

Durante o encontro, o Subsecretário da Receita Estadual se comprometeu a apresentar as considerações das distribuidoras ao Secretário da Receita Estadual, Samuel Kinoshita, e a manter o SindiEnergia informado sobre os próximos passos.

O SindiEnergia considera fundamental revisitar a matéria, pois, a partir de janeiro de 2026, todas as operações de bens e serviços deverão ser realizadas por meio de documentos eletrônicos e ainda não há definição sobre a forma de sua implantação no Estado de São Paulo, que apresenta um volume significativo de emissões de notas fiscais, estimado em cerca de 14 milhões de documentos por mês. A transição para a documentação eletrônica será um desafio considerável e complexo, que requererá investimentos, prazos para adaptação de sistemas, preparo, treinamento e testes para implantação e operacionalização.

Fonte: SindiEnergia