Valor Inovação: Monitoramento climático estimula descobertas e Energisa é 4ª mais inovadora

Líder pela primeira vez no setor elétrico e quarta colocada no ranking geral do Valor Inovação Brasil, a Energisa tem a inovação como meta desde sua fundação, em 1905, no interior de Minas Gerais, diz o presidente do grupo, Ricardo Botelho. A trajetória da organização, nacional e familiar, segundo ele, demonstra isso. O primeiro negócio foi a construção de uma hidrelétrica para fornecer eletricidade para uma empresa têxtil na região, ponto de partida para o desenvolvimento de novas operações. Em 1925, fez parte de um movimento pioneiro: foi uma das primeiras empresas do mundo a dar participação nos lucros aos colaboradores. Com o tempo, passou a operar em distribuição, transmissão, geração distribuída e está agora também na área de gás natural. “Há no grupo uma busca constante por se antecipar aos movimentos e envolver todos nessa cultura de inovação, que é uma forma de ser mais eficiente e atender melhor”, afirma Botelho.

Incorporar uma cultura inovadora também pressupõe desenvolver novas habilidades e reforçar a atuação em novas tecnologias. Atualmente, 69 pessoas trabalham na área de inovação da Energisa, quase o dobro das 35 em 2020. A razão do aumento foi a inauguração, no primeiro semestre de 2021, em plena pandemia, do Digital Labs, primeiro centro de inteligência artificial do setor elétrico, criado para acelerar a transformação digital. Para reforçar a equipe direcionada à área, foi lançado um programa de formação de profissionais com potencial para a carreira de dados, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram formados 30 cientistas de dados, que fizeram um curso de um semestre. Além de formar pessoas, trabalhou-se o reforço da cultura em prol da inteligência artificial.

Leia mais em: https://valor.globo.com/inovacao/noticia/2024/08/05/valor-inovacao-monitoramento-climatico-estimula-descobertas-e-energisa-e-4a-mais-inovadora.ghtml?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Fonte: Valor Econômico