Comgás firma parceria com Climatempo

Com os riscos climáticos incorporados ao planejamento de expansão e de distribuição de gás no Brasil, a Comgás está firmando uma parceria com a Climatempo. O acordo mira maior previsibilidade e segurança nas manutenções, expansão da rede e no atendimento aos clientes, especialmente os industriais.

Incluir os riscos climáticos nas demonstrações financeiras não é apenas uma tendência seguida por várias empresas. É que, a partir de 2026, por exigência da CVM, esse tipo de risco terá de ser incluído nas demonstrações financeiras das empresas.

Biometano

Entre os projetos de sustentabilidade da Comgás está o “Cidades do Amanhã” que, de acordo com Thiago Trevisan, diretor da companhia, está relacionado à distribuição de gás não fóssil, como biometano, e ao uso da tecnologia para o sensoriamento de toda a malha de sua rede.

Renováveis

Segundo Trevisan, a Comgás já conduz estudos, em parceria com as fornecedoras Naturgy e Necta, para distribuição concomitante de gás natural e biometano para o Estado de São Paulo. A ideia é que a tecnologia seja implantada em campo até o final de 2025 com foco nas pessoas jurídicas, para que haja transição do consumo do gás para fontes renováveis.

Via rápida

O tema também é um dos focos da Arsesp, que ajuda a escolher projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor. Por regulação, as companhias de prestação de serviços do Estado têm de direcionar parte de seu faturamento para programas de P&D. No caso da Comgás, subsidiária da Compass, do Grupo Cosan, a exigência é de investimento anual de 0,25% do faturamento, o que significou cerca de R$ 100 milhões nos últimos 20 anos.

Fonte: O Estado de S.Paulo / coluna do Broadcast