Colaboradores da CPFL correm 147 mil quilômetros em programa contra o sedentarismo

Seria o suficiente para dar três voltas ao mundo. Este é o último resultado de um evento à distância que melhora (e muito) o clima organizacional, segundo o diretor de RH Renato Povia.

“Três voltas ao mundo em 10 dias.” Não é uma releitura do clássico de Júlio Verne: é o último resultado de um programa de incentivo ao exercício físico, realizado pela companhia de energia elétrica CPFL.

Os funcionários que participaram do “Desafio Agita” tinham a meta de correr ou caminhar, em conjunto, quilômetros equivalentes ao comprimento da Muralha da China (21 mil) no mês de setembro. Mas a empolgação os fez bater a meta em sete vezes – o suficiente para também ultrapassar a viagem mais famosa da ficção francesa.

O Desafio existe desde 2014 e acontece anualmente (o de 2024 não acabou oficialmente até o fechamento desta edição). É uma forma de incentivar funcionários como Clauber Pazin, gerente de operação de campo que trabalha na empresa há 30 anos, a abandonar o sedentarismo.

Por isso, é fundamental que as empresas deem uma mãozinha. Colaboradores concordam: segundo uma pesquisa de 2022 com clientes do Gympass, 67% deles gostariam que suas companhias os ajudassem a se exercitar. Mas só 34% delas fazem isso de forma contínua.

Não basta, claro, uma iniciativa anual como o Desafio. Ele incentiva muita gente: a edição de 2024 contou com mais de 4,4 mil pessoas inscritas. Mas a empresa precisa investir em saúde o ano todo – coisa que a CPFL faz, segundo o diretor de RH Renato Povia.

“Sempre que temos oportunidade, falamos sobre saúde de maneira ampla. Em alguns momentos, discutimos mais sobre saúde mental; em outros, sobre alimentação. Aí entra, por exemplo, o Nutrir: nosso programa que disponibiliza acompanhamento com nutricionista para os colaboradores.”

Fonte: Você RH