EDP lança programa de financiamento para projetos sociais de transição energética justa

A EDP está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto de 2024 para o Hope Fund, um programa de financiamento e incubação de projetos sociais que contribuam para uma transição energética justa. A empresa busca organizações com soluções inovadoras que abordem questões sociais no contexto da transição energética a serem implementadas em Portugal, Espanha e países da América Latina.

O Hope Fund oferece apoio financeiro de até até € 500 mil, bem como um programa de incubação e aceleração para ajudar os empreendedores a desenvolver estratégias de expansão para as suas soluções de impacto social. Mentores com conhecimento especializado trabalharão posteriormente com os selecionados para ajudar a avançar com os seus projetos.

A EDP tem dois parceiros para esta iniciativa: a Ashoka, uma organização global especializada em identificar e apoiar empreendedores sociais, e a Bridge for Billions, uma plataforma online que fornece ferramentas, recursos e mentoria para empreendedores nas fases iniciais de crescimento.

As organizações interessadas podem acessar a plataforma Bridge for Billions, neste link, até 31 de agosto. Os candidatos devem ter solução em uma ou mais das seguintes ações:

• Dar acesso à energia limpa, confiável, segura e acessível a comunidades em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoas desfavorecidas.
  • Fornecer eficiência energética para comunidades em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoas desfavorecidas.
  • Promover a formação e requalificação para as indústrias de transição energética com modelos de taxas acessíveis.
  • Fomentar a preservação e restauração de florestas e biodiversidade com impacto social positivo, especialmente em áreas vulneráveis.

Os projetos serão avaliados e escolhidos com base na sua inovação, impacto, escalabilidade e sustentabilidade.

O Hope Fund faz parte do EDP Y.E.S. – You Empower Society, a estratégia global de impacto social que envolve um investimento de 300 milhões de euros até 2030 para apoiar mais de 500 projetos de responsabilidade social em várias localidades. Esta iniciativa está alinhada com o objetivo da EDP de alcançar 100% de energia verde até 2030 e emissões líquidas zero até 2040.

Fonte: EDP