Seminário: Políticas de conteúdo local e encomendas tecnológicas

As políticas de Conteúdo Local e Encomendas Tecnológicas estão entre as principais iniciativas de fomento ao desenvolvimento econômico dos países avançados e dos emergentes, com destaque para EUA e China.

Venha acompanhar esse debate sobre as experiências nacionais e internacionais e recomendações para aprimorar a aplicação dessas políticas no Brasil.

2 de julho, das 9h às 17h – Edifício da Fiesp – Avenida Paulista, 1313

Inscreva-se!

8h Recepção

9h Abertura

Josué Gomes da Silva. Presidente da FIESP.

Luis Fernandes. Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Luciano Coutinho. Professor colaborador do Instituto de Economia da UNICAMP e consultor sênior da Macrotempo Economia e Finanças S/S.

9h30 Painel 1. Visão geral sobre políticas de Conteúdo Local e Encomendas Tecnológicas

Moderador do painel: Pedro Wongtschowski. Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP.

Palestrantes:

Uallace Moreira Lima. Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços.

11h10 Painel 2 – Políticas de Conteúdo Local

Moderador do painel: Henrique Paiva. Diretor de Relações Governamentais América Latina da Siemens Energy.

Palestrantes:

Elbia Gannoum. Presidente Executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

Gabriel Ferraz Aidar. Superintendente da Área de Planejamento e Pesquisa Econômica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do BNDES.

Lourenço Lustosa Fróes. Coordenador do Programa PROFORT (FORTALECE FPSO) da Petrobras.

Thyago Grotti Vieira. Superintendente de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Welinton Conte Ferreira. Professor adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Questões para debate

13h00 às 14h30 Almoço

14h30 Painel 3 – Encomendas tecnológicas

Moderador do painel: José Augusto Corrêa. Diretor Titular Adjunto do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP.

Palestrantes:

André Tortato Rauen. Professor e Pesquisador da Escola Superior do Tribunal de Contas da União e Conselheiro Especial da ABDI.

Coronel Aviador Cláudio da Costa Silva. Chefe da Seção de Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos do Estado-Maior da Aeronáutica.

Elias Ramos de Souza. Diretor de Inovação da Finep.

Fernando Ferraz. Vice-presidente de operações da AKAER Engenharia Aeroespacial.

Luciano José Pedrote. Estrategista de Pesquisa & Tecnologia da Embraer e Diretor Adjunto do CPE-FLYMOV (Centro de Pesquisa em Engenharia – ITA/FAPESP/EMBRAER).

Questões para debate

17h00 Encerramento