Edital CPFL Energia para projetos de eficiência energética

O Grupo CPFL Energia lançou a Chamada Pública de Projetos (CPP) de Eficiência Energética 2024, cujo edital está disponível no site da empresa. Clientes do poder público, empresas privadas e instituições do terceiro setor podem participar apresentando propostas. Com inscrições até 1º de julho, as propostas selecionadas receberão recursos para execução em 2025, sem custo de inscrição.

A iniciativa visa tornar o processo de seleção dos projetos mais transparente e democrático, utilizando recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL. A avaliação abrange projetos industriais, residenciais, comerciais, do poder público, de serviço público, de iluminação pública e rurais. O edital detalha os critérios e regras de participação, visando uma distribuição justa e eficiente dos recursos.

As propostas podem ser enviadas pelos próprios clientes titulares das Unidades Consumidoras ou por empresas especializadas em eficiência energética. A assinatura do contrato será formalizada entre a distribuidora da CPFL Energia e o cliente beneficiário.

Em 2023, a CPFL recebeu 81 propostas, aprovando 53 delas e selecionando 30 para implementação, com um investimento total de R$10.157.993. Projetos beneficiaram hospitais, entes públicos e empresas. A Fundação Pio XII, por exemplo, teve investimentos de cerca de R$7 milhões para substituir equipamentos por versões mais eficientes e implementar energia fotovoltaica, economizando o equivalente ao consumo de 1.513 residências.

A CPP 2024 segue um cronograma rigoroso, com etapas desde a publicação do edital em 17 de maio até a assinatura dos contratos em 28 de novembro. A CPFL Energia, com 111 anos de atuação no setor elétrico e parte da State Grid, maior estatal de energia do mundo, continua a expandir sua atuação em distribuição, geração, transmissão e serviços, reafirmando seu compromisso com a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável.

Com o edital para projetos de eficiência energética, a CPFL Energia alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, em especial o ODS 7 (Energia limpa e acessível). E assim, a iniciativa visa garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.

Fonte: Observatório 3 setor