Conheça o Miniguia sobre inclusão e pessoas com deficiência para a CIPA

Conheça o Miniguia sobre inclusão e pessoas com deficiência para a CIPA

No dia 23 de maio de 2024, foi lançado Mini Guia sobre Inclusão e Pessoas com Deficiência para a CIPA . O miniguia criado por Rafael Publio e Aline Morais, da Santa Causa Boas & Projetos, com a colaboração de Carlos Aparício Clemente e Leandro Vital Mendes, ambos do Espaço da Cidadania, “tem como objetivo contribuir nesse aprendizado e colaborar com as Comissões a firmarem-se como verdadeiras guardiãs do bom ambiente, onde toda pessoa se sinta respeitada, segura e à vontade para fazer o seu trabalho”.

A nova redação da norma regulamentadora nº 05, inclui o tema sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas nos processos de trabalho nos treinamentos de formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPAA.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 15% da população mundial (aproximadamente 1 bilhão de pessoas) tem algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, mental, visual ou múltipla. No entanto, existem diversas barreiras que dificultam a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Algumas das dificuldades são o acesso físico a edifícios e transporte, a falta de tecnologias assistivas, a discriminação e a falta de conscientização sobre as necessidades das pessoas com deficiência.

A acessibilidade para pessoas com deficiência é a garantia de que espaços, serviços, produtos e informações sejam projetados e disponibilizados de forma que todos (as) possam usá-los, sem distinção de suas habilidades físicas ou cognitivas. Isso requer a remoção de barreiras físicas, sensoriais e comunicacionais, bem como a promoção de uma cultura inclusiva e respeitosa.

 

Papel da CIPAA

A CIPAA pode desempenhar um papel importante na promoção da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Isso pode incluir a identificação de barreiras físicas, sugerindo adaptações no ambiente de trabalho, promovendo a conscientização sobre as necessidades das pessoas com deficiência e a garantia de que as políticas e práticas de segurança levem em consideração suas necessidades específicas. Além disso, a Comissão pode contribuir para a implementação de medidas de acessibilidade e inclusão, garantindo um ambiente de trabalho seguro e acessível para todos (as) os (as) funcionários (as).

Acesse para leitura e download do Mini Guia sobre Inclusão e Pessoas com Deficiência para a CIPA.

Fonte: GOV