EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos sociais de transição energética justa

EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos sociais de transição energética justa

Em 2024, o Programa EDP Energia Solidária vai apoiar projetos sociais que, ao promover a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade, trabalhadores da economia social, estudantes ou comunidades mais isoladas.

Podem candidatar-se entidades com e sem fins lucrativos, com respostas sociais em áreas como a inclusão energética, a proteção do património natural e da biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, ou a mobilidade sustentável.

“Com essa iniciativa, queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas áreas onde a EDP atua, apoiando a inovação social para a transição energética e projetos que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e socialmente responsável”, comenta Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP no Brasil.

Para reforçar a capacidade do ecossistema social na criação de respostas inovadoras e com impacto na transição energética justa, uma rede de incubadoras parceiras da EDP Energia Solidária estará disponível para apoiar as entidades no processo de ideação e na preparação das candidaturas. As entidades vencedoras poderão também contar com acompanhamento de voluntários do grupo EDP na fase de implementação dos projetos.

 

As candidaturas decorrem entre os dias 1 e 31 de maio.

O formulário de candidatura será disponibilizado nesta página, onde está já disponível para consulta o regulamento, bem como um conjunto de perguntas frequentes. Para esclarecimento de outras questões, pode entrar em contacto com a equipa do programa através deste formulário.

 

O programa

Promovido pela Fundação EDP entre 2004 e 2021, o Programa EDP Solidária teve como objetivo o apoio a projetos vocacionados para promover a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e a integração de comunidades em risco de exclusão social.

Em 2023, o programa assumiu o nome de EDP Energia Solidária, passando a estar orientado para o apoio a projetos sociais que promovem a transição energética justa.

22Desde a sua criação em 2024, este programa apoiou a implementação ou manutenção de mais 415 projetos em todos os distritos do país, com um investimento de cerca de 18 milhões de euros.

Fonte: EDP