Descarbonização da matriz elétrica brasileira – compromisso da Energisa

Descarbonização da matriz elétrica brasileira – compromisso da Energisa

O combate às mudanças climáticas faz parte da Agenda de Sustentabilidade do Grupo Energisa, no qual assumimos o compromisso com toda a sociedade brasileira para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE.

Uma importante e primeira iniciativa dessa Agenda é a desativação, até 2025, de 19 termelétricas a diesel, em operação na região Amazônica. A decisão irá beneficiar diretamente uma população de cerca de 400 mil pessoas, moradoras de 16 municípios, e indiretamente todo o país.

Buscando dar maior transparência a esse processo, surge o Descarbonômetro no site Energisa. Nessa espécie de relógio em tempo real, será informado ao público de qualquer lugar do planeta o volume de CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser emitido por conta do desligamento das termelétricas na Amazônia.

O investimento para a desativação das usinas termelétricas chegará a R$ 1,2 bilhão planejados até 2025, provenientes da Conta de Desenvolvimento Energética (CDE). Quando estiver concluído, o projeto terá desmobilizado um total de 169 MW. É o equivalente a um corte de 502 mil toneladas de CO2 nas emissões. Além do impacto no planeta, o compromisso terá reflexos no bolso dos consumidores de todo o país, que terão uma economia anual de R$ 665 milhões.

As desativações das usinas termoelétricas serão viabilizadas por meio da construção de novas subestações de linhas de transmissão. Para ser coerente com o compromisso de colaborar com um planeta mais sustentável, os traçados farão o desvio de fragmentos de vegetação. Equipes de biólogos e de veterinários para conservação da fauna e arqueólogos acompanham a preservação do patrimônio histórico local.

A Energisa consciente de sua responsabilidade social, promove iniciativas com foco na descarbonização da matriz elétrica brasileira com o compromisso de gerar impacto positivo nas comunidades e desenvolvimento sustentável em sua área de atuação.

Saiba mais:

https://www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/outras-informacoes/descarbonometro.aspx

 

Fonte: Energisa